Anatomia dos Cosméticos: Amido de Milho

A indústria cosmética é ávida por novidades, se ano passado o queridinho de todo mundo era o óleo de coco, nos tempos atuais o amido de milho está fazendo a cabeça (literalmente) das pessoas.

Peraí…amido de milho, aquele amido de milho???

Sim, aquela farinha de milho, que é usada para o mingau, sua principal função é espessante em preparados culinários.

Curiosidade: Maizena é o nome comercial  (talvez você já tenha lido logo abaixo do nome Maizena a palavra Duryea, esse é o sobrenome do criador do produto, Wright Duryea) lançado nos Estados Unidos em 1842, e atualmente a detentora da marca é a empresa multinacional Anglo-Holandesa Unilever.  Maizena por sua vez vem da palavra para milho (maíz) na língua indígena pré-colombiana taína.

 

Amido de milho nos cosméticos

A principal função do amido de milho nos cosméticos está na absorção de oleosidade e umidade dos sistemas, entregando um sensorial agradável. Geralmente, o pó do amido de milho dá uma sensação sedosa mas seca e alguns acham que é melhor absorver o excesso de óleo se comparado ao formulações a base de talco. A amido de milho também é usado como agente espessante em produtos de cuidados da pele.

 

Aplicações Cosméticas

• Talco infantil
• Talco corporal
• Pó em pó
• Maquiagem solta e compacta
• Maquiagens
• Shampoo seco
• Cremes e loções
• Produtos de limpeza facial
• Produtos de banho
• Desodorantes

Alternativa ao talco

Por ser um polímero de origem vegetal, o amido de milho possuí características similares ao talco nos atributos de absorção de oleosidade devido a uniformidade do tamanho de partícula. Podendo ser aplicado em talcos infantis, para os pés e em sombras, pós e bases.

E no cabelo?

Então nos produtos capilares que estão usando amido de milho, o principal apelo é hidratação, mas…o amido de milho hidrata os cabelos?!?!?!?

Não, lembre-se que a principal função do produto é de absorver a oleosidade, mas ele dá um sensorial aveludado. O que hidrata nesse tipo de produto são os outros componentes presentes na formulação.

E o amido de milho alisa os fios?

Não, porque o alisamento capilar envolve um processo no qual a estrutura básica do cabelo excessivamente encaracolado ou ondulado é alterada em definitivo, deixando-o totalmente liso. Para saber mais sobre os tipos de alisantes capilares, leia aqui.

E o efeito progressivo que dão resultado?

O amido de milho não tem características que possam conferir transformação e alisamento aos fios de forma progressiva, o que ele pode fazer momentaneamente é alinhar os fios devido a sua capacidade de formação de filme que o produto tem, mas assim que os cabelos forem lavados o efeito vai embora.

Alimentício ou Cosmético, qual a melhor opção?

Entre a receita caseira e os produtos com amido de milho na composição, opte pelos cosméticos com amido de milho, pois além do amido, existem nas composições agentes que realmente hidratam e tratam os fios.

 

 

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *