Anatomia dos Cosméticos – Primer
Primer de maquiagem é um cosmético projetado para suavizar e esconder linhas finas e textura irregular de pele. O conceito do produto é muito parecido com o primer para a pintura, sua aplicação garante que a superfície da pele lisa e uniforme, para aplicar cosméticos, além de ajuda a adesão dos pigmentos adequadamente no rosto.
Como ele funciona
O primer funciona como uma barreira entre a oleosidade natural da pele e a maquiagem, uma das responsáveis pela qual a maquiagem “anda” no rosto conforme as horas passam.
Além disso controla a oleosidade da pele e disfarça os poros dilatados.
Composição Básica de um Primer
Silicones
Os silicones são muito usados na indústria da beleza, pois fornecem lubrificação, quando aplicados em produtos capilares, eles melhoram o deslizamento dos fios e assim reduz a incidência dos nós, nos primers, os silicones permitem que a base ou sombra se deslize facilmente sobre o pele.
Outra função dos silicones é ligar-se à pele. Todas as substâncias com base nas moléculas de sua composição, possuem uma carga positiva (catiônica) ou negativa (aniônica). A pele é carregada negativamente. Os silicones podem possuir uma carga positiva. E por terem cargas opostas são atraídas para uma e outra e formam um forte vínculo. Portanto, os silicones carregados positivamente na composição dos primers ligam-se fortemente à pele carregada negativamente, facilitando a adesão dos pigmentos sob a pele.
Silicones na sua maioria têm nomes que terminam em -cone, -conol, -col ou -xane. A diferença está no número de átomos, o arranjo tridimensional das moléculas, etc.
Glicerina
A glicerina tem ação umectante com alta afinidade com água.
Cloreto de Sódio
Nessa formulação o cloreto de sódio auxilia na estabilização da emulsão.
Água
É o agente que solubiliza os componentes oleosos com sólidos e líquidos.
Conservante
Protege o produto da contaminação de microorganismos.
Fragrância
Mascara o cheiro dos componentes da formulação.
Tipos de Primers
Ao comprar um primer, existem inúmeras opções no mercado. O primeiro passo para escolher o mais indicado para sua pele, é identificar se você precisa de uma base controlar a oleosidade ou hidratação. Para manter a sombra no lugar e com maior intensidade, há primers que são transparentes e seguros para a área dos olhos. Para quem quer evitar que o batom saia rapidamente existem primers que manterão a cor.
Além disso já existem primers com filtro solar que já auxiliam na proteção da pele.
Escolhas de cores
Existe primers coloridos e transparentes. Os coloridos possuem várias tonalidades, e são usados para cobrir manchas de idade ou descolorações. O produto escolhido deve ser com um tom mais claro do que o natural, para que o produto não altere a coloração da base.
Para quem sofre por causa de manchas, olheiras, rosáceas ou acne vale apostar nos produtos coloridos, que ajudam a uniformizar o tom da pele. Alguns primers apresentam cores ousadas como lavanda, verde, azul e amarelo. Quando usado sob a base, os tons amarelos ajudam a ocultar olheiras, enquanto as máscaras verdes escondem marcas vermelhas. Lavanda e azul diminuem tons amarelados.
Os primers transparentes não alteram a cor da pele tanto quanto os coloridos, mas melhoram a aparência final da pele. Os transparentes são indicados para as pessoas que usam bases mais leves ou pó compacto.
Aplicação
Para ter o efeito de pele de pêssego, antes de aplicar o primer, a pele ser limpa e hidratada. Após a secagem do hidratante, o primer pode ser aplicado com os dedos ou com uma esponja. Muitas pessoas começam espalhando suavemente uma camada fina sobre a área T – testa, o nariz e o queixo – e depois cobrem o resto do rosto. Depois que de secar, qualquer outra maquiagem, como base, blush, sombra ou batom, pode ser aplicada como de costume.
Dica de produtos
Selecionamos cada corretivo das categorias que destacamos!