Anatomia dos Cosméticos – Sombra de olhos

As sombras já fazem parte da vida de mulheres e homens a muito tempo, inúmeros frascos encontrados nas tumbas egípcias que datam de cerca de 2500 a.C., demonstram que os antigos egípcios já manipulavam com maestria pigmentos das cores branca, vermelha, amarela, azul, verde e preta.

A composição dos produtos encontrados continham cobre, manganês, chumbo e ferro. A galena, que é um mineral composto de sulfeto de chumbo (II) era moída e estava presente em quase todas as preparações das maquiagens de cor preta.

A sombra dos olhos era conhecida como fucus, e as mulheres gregas usavam tons de verde e azul feitos de gemas como lapis lazuli e malaquita.

Minérios de Galena, Malaquita e Lapis Lazuli.

A partir daí, o costume se espalhou por todo o mundo e através da história. Hoje, a sombra de olho ainda é um elemento-chave no kit de maquiagem de uma mulher.

 

Enchimentos

As formulações de sombra começam com uma base de enchimento (filler), elas são substâncias que completam a massa ou volume especificado. Minérios de talco ou mica com grau de pureza cosmético ou farmacêutico são usados como ingredientes primários para essa função, nas sombras os enchimentos  são essenciais para o deslizamento, a aderência, a qualidade da cor e nas propriedades do pó.

 

Grau de pureza é determinado em qual porcentagem o produto não possuí impurezas, a mesma matéria-prima possui vários graus de pureza e são usados para diferentes aplicações, quanto mais elevado o teor, mais puro é o produto.

Outros ingredientes que são importantes e utilizados para melhorar a sensação e a aplicação são nylon-12, sílica não-cristalina, caulim, alumina ou polietilenos micronizados (tamanhos muito pequenos).

Aglutinantes

Os aglutinantes são usados ​​para garantir que a aderência do pó sobre a pele. Apesar de considerarmos a cor como algo fundamental nas sombras, o desempenho de um pó (sombras, blushes, pó facial) é ditado pela escolha adequada dos aglutinantes.

Os aglutinantes mais comuns secos são o estearato de zinco (zinc stearate) ou miristato de  magnésio (magnesium myristate), ou estearato de lítio (lithium stearate) e líquidos são os silicones, ésteres. hidrocarbonetos e ceras.

Exemplos de ésteres que podem ser usados ​​como aglutinantes são palmitato de isopropila (isopropyl palmitate) e triglicerídes capríco/caprilico (caprylic/capric triglycerides).

Conservantes

A maioria das sombras não possui água em sua composição, mas mesmo assim são usados conservantes par as fases oleosas presentes no produtos, como propilparabeno (propylparaben) e/ou fenoxietanol (phenoxyethanol), em baixíssima quantidade, pois a área a ser aplicada é muito sensível, além de ser desnecessário.

Leia: Saiba mais sobre os conservantes.

Antioxidantes

Geralmente vitamina E são aplicadas, principalmente para preservar a integridade dos óleos presentes na formulação, assim evitam a ransificação do produto.

Leia: Quando é a hora de jogar fora sua maquiagem.

Pigmentos

O último e mais importante componente das sombras são os pigmentos, ou pérolas. Os corantes utilizados são da variedade inorgânica, tais como ultramarinas, óxidos de ferro, cromo, titânio, zinco e estanho, e corantes FD&C aprovados para o uso da área dos olhos. Os pigmentos e as muitas variedades de pérolas são tudo o que é necessário para criar a ampla gama de tons de sombra. Os níveis de cor e pérola podem variar dependendo das tendências da moda, e igualmente importantes, podem variar de acordo com o tipo de fórmula e o sistema escolhido para o produto. Em alguns produtos, os níveis de cores secas na sombra podem ser tão elevados como 20 a 30% ou mais, mais as pérolas. Isso faz com que um carregamento de cores / pérolas seja muito alto. As sombras de olhos geralmente são vendidas em múltiplas combinações de sombra, geralmente com tons de pérola e tons de matte juntos no mesmo compacto – às vezes com 3-4 tons no compacto. Isso permite uma mistura sutil das cores e sombreamento na pálpebra.

Sombras “livres de”

Cada vez mais em destaque os cosméticos “livres de” estão em alta no mercado, se você leu com atenção o texto acima, deve ter lido talco e parabeno na composição básica de uma sombra, mas saiba que cada vez mais, por exigência dos consumidores, essas matérias-primas estão sendo trocadas por óxido de zinco, no caso do talco e fenoxietanol, em substituição do metilparabeno.

Uma boa opção também é usar maquiagens minerais, o problema é que por ser livre de óleos elas vem geralmente na forma de pó solto, exceto a linha Mineralise da M.A.C. que sofrem um processo de superaquecimento para serem compactadas.

Prensagem

As matérias primas já estão pesadas de acordo com a formulação e agora é a hora mais tensa, o processo de fabricação.

PK Blender

As matérias-primas são levemente umedecidas e colocadas em moinho de bolas ou num PK blender, o tamanho da partícula deve ser uniforme e pequeno o suficiente para a homogenização perfeita das matérias-primas. O processo de moagem deve ser rigorosamente monitorado para que o produto seja completamente uniforme do começo ao fim. As cores devem ser moídas para o tamanho de partícula primário para o melhor desenvolvimento de cores.

Alguns fabricantes, usam uma técnica muito simples para verificar se o produto está finalizado, eles pegam uma folha de papel sulfite e pegam uma pequena parte do material, ao passar na folha se a cor estiver irregular, a moagem ainda não está finalizada, é repetido esse processo até a completa homogenização.

Após a conferência da uniformidade, todo o pó é peneirado em telas com tamanho inferior a 0,1 a 0,2 microns, uma coisa importante, as pérolas nunca são moídas junto com as cores, pois elas tem um tamanho de partícula específico para dar o sombreamento perolado e é colocada após a total moagem dos outros componentes. Por isso a função do aglutinante é tão importante.

Completo o processo de moagem, o produto final é colocado nos nichos, e a pressão empregada é um processo bem crítico, pois o pó tem que ter uma certa resistência para não esfarelar a qualquer pressão mecânica, mas tem que ter uma certa facilidade para sair com pincéis e/ou esponjas ou o próprio dedo.

Pra finalizar…

A formulação de uma sombra não é muito difícil e as matérias-primas selecionadas serão baseadas em se o produto final é da variedade solta ou pressionada.

A parte mais complicada está no processo de fabricação e uniformidade do produto.

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

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