Automaquiagem para pessoas com deficiência visual
#CosmethicaAcessível: Foto da capa da YouTuber Lucy Edwards aplicando rímel. O texto está escrito “Makeup para todas” com o subtítulo “automaquiagem para pessoas com deficiência visual”
A maquiagem faz parte de muitas mulheres para para valorizar a beleza e melhorar a autoestima, mas como uma pessoa com deficiência visual pode se maquiar?
Mostrar que isso é possível é a proposta de uma série de oficinas realizadas pela rede Jacques Janine em conjunto com a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual. O comando da ação é da maquiadora e consultora de imagem da rede Chloé Gaya.
#CosmethicaAcessível: Vídeo retirado do Instagram de Chloe Gaya, no vídeo uma aluna do curso de automaquiagem para deficientes visuais aprendendo como faz a aplicação de um lápis nos olhos.
O curso tem seis aulas teóricas e práticas. As alunas aprendem a mapear o rosto para identificar o traços pelo tato, além de praticarem técnicas de maquiagem. O sucesso é tamanho que há fila de espera para novas turmas.
Os itens de make foram doados pela Vult e os produtos serão identificados em braile e em tipos ampliados. As alunas, por sua vez, serão estimuladas pelo tato e por outros sentidos sensoriais.
A instituição Laramara também ensina técnicas para que pessoas com deficiência visual lidem com situações do cotidiano, como limpar a casa, cozinhar, estudar e cuidar da própria higiene pessoal.
Maiores informações: Secretaria de Cursos – 11 3660-6412 ou eventos@laramara.org.br
Quer saber mais? Inpire-se nesta reportagem em vídeo e na inglesa Lucy Edwards, que tem um canal no Youtube YesterdaysWishes onde ela faz tutoriais de automaquiagem, mostrando que a maquiagem é para todas!
#CosmethicaAcessível: Links do Canal da Lucy Edwards e da reportagem do Jornal da Record.
Interessante.