O brasileiro é o povo mais limpinho do mundo
No final do ano, nossa cientista Chris Santos causou furor na fanpage do Cosmethica com uma notícia que nos coloca em primeiro lugar num ranking interessante: somos o povo que mais toma banho no mundo.
Os dados são de um estudo realizado pelo instituto de pesquisa Euromonitor, obtidos através de questionários online com mais de 6 mil pessoas de 16 países que buscavam saber, além de hábitos de higiene, a frequência de compras e uso de produtos de beleza e outros cosméticos.
Imediatamente começou uma conversa paralela nos compartilhamentos:
Quantos banhos você toma por dia? Será que estamos na média nacional?
A pesquisa mostrou que o brasileiro toma, em média, 12 banhos por semana, ou seja, quase 2 banhos por dia. Por conta disso, nos últimos anos, houve um aumento de 10% de vendas de sabonetes líquidos, ocasionado por maior consumo de versões antibactericidas.
E no mundo, como é?
- Na maior parte dos países a média é de um banho por dia;
- Cerca de 80% das mulheres inglesas não tomam banho todos os dias e 30% chegam a ficar até três dias sem se banhar;
- Na Colômbia e na Austrália a média é de com dez e oito banhos semanais por pessoa, respectivamente. Indonésia e México vêm logo atrás, com cerca de sete banhos cada.
- Os mexicanos lavam os cabelos todas as vezes que se banham;
- Os brasileiros tomam cerca de doze banhos por semana, lavam as cabeças em média quatro vezes apenas e se perfumam sempre;
- Na Índia não foi possível chegar a uma conclusão, pois metade das casas sequer tem banheiro.
Mas afinal, Sam, o que é tomar um banho completo?
Para começar: a Organização Mundial da Saúde (OMS) já se preocupou em determinar a chuveirada perfeita, que não deveria exceder os 5 minutos de duração, nem os 95 litros de água.
Algumas regiões do corpo exigem atenção extra no banho por conta da quantidade de micróbios que acumulam. Além da região genital, que você imagina que precisa de cuidados especiais, é importante limpar bem orelhas, axilas, umbigo, pés e entre os dedos. Essas áreas são as que apresentam maior proliferação de micro-organismos.
Veja algumas dicas de especialistas sobre o banho ideal:
- Tomar banho uma vez ao dia, preferencialmente à noite, com água morna, é o mais indicado por especialistas. Dermatologistas consideram água morna algo em torno dos 30°. Em torno de 24° é fresca; e quente, a partir dos 38°.
- O recomendado é não ultrapassar 5 minutos debaixo do chuveiro.
- Não use o mesmo sabonete no rosto e no corpo. Um bom sabonete facial faz toda diferença e o que retira impurezas e gordura (do suor natural) do corpo pode ressecar sua pele.
- As regiões mais ressecadas (como as pernas) pedem menor concentração de sabão ou um sabonete com hidrante.
- Buchas, naturais ou sintéticas, devem ser evitadas por removerem a oleosidade natural da pele.
- Se você optar por usar esponjas e buchas, lembre-se que elas precisam ser descartadas após 2 semanas de uso. O mesmo vale para a touca de banho, que deve ser descartada uma vez por mês para evitar acúmulo de fungos e bactérias.
- Prefira sabonetes glicerinados ou líquidos, que agridem menos a pele, mas não abuse da quantidade. Atenção aos produtos excessivamente perfumados, eles podem produzir alergias ou dermatites nas peles sensíveis. Quanto mais cosmético for um produto de higiene, maior o risco de agressão à pele.
- Dermatologistas explicam que modismos, como as de usar sabão de coco, de pH alcalino, podem afetar nosso equilíbrio ácido. O pH é o grau de acidez de uma substância, e o da pele varia entre 4,5 e 5,9. O nível da água é 7, e para compensar esse desajuste é preciso usar sabonete líquido ou sabonetes que contenham pH em torno de 5.
- Uma vez por semana, use um esfoliante nas camadas mais grossas da pele, mas sem exagerar!
- Logo depois do banho, aplique hidratante no corpo para que a pele absorva melhor o produto, já que os poros estão mais abertos.
Você costuma usar sabonetes, géis e cremes durante e depois do banho? Quais produtos você indica?
P.S. Na categoria de produtos para banho, o Brasil já esteve em segundo lugar no mercado mundial, devido a crise hídrica e econômica caímos para quarto lugar em 2015. Mas mesmo estando mais pobres, continuamos limpinhos! A Chris depois conta detalhes deste mercado de banhos. 😉
Pingback:Você tem dado atenção à sua identidade olfativa? - Cosmethica