Barbado, sim! Pero no mucho…

A popularidade de barbas e bigodes mais cheios e com desenhos diferentes para os homens, pode ser uma moda muito legal para os hipsters. Mas de acordo com um novo estudo, mulheres e homens em geral acham barbas ralas mais atraentes.

Quando os rostos masculinos foram mostrados aos voluntários, aqueles com barbas ou pelos curtos foram considerados mais bonitos do que os barbeados e, do que os com barbas maiores e mais grossas.

No estudo, que foi realizado on-line, os participantes: mulheres heterossexuais ou bissexuais e homens heterossexuais, avaliaram fotografias de homens quando eles estavam bem barbeados, após cinco dias de crescimento da barba ( “barba rala”), após 10 dias de crescimento ( “barba palha “) e após pelo menos quatro semanas de crescimento (” barba”).

Os participantes foram divididos em três grupos. O primeiro grupo viu apenas rostos barbeados, o segundo grupo viu apenas rostos totalmente barbudos e o terceiro grupo viu rostos com os quatro graus de crescimento da barba. Os voluntários avaliaram a atratividade dos rostos que viam em uma escala de muito pouco atraente para muito atraente.

barba14

Saiba como deixar a sua barba bem cuidada

Depois, os voluntários olharam para um conjunto padrão de rostos com ou sem pêlos faciais, e classificaram a atratividade de cada face.

Em todos os grupos, os voluntários classificaram barbas curtas, palha ou rala como mais atraentes do que rostos barbeados e, a barba palha foi classificado como mais atraente do que barbas completas.

Mas a preferência por barba rala foi maior no grupo que viu apenas homens barbeados, e menos pronunciado no grupo que viu os homens só barbudos.

As descobertas sugerem que os pelos são mais desejáveis quando são a exceção, não a regra, disseram os pesquisadores.

Barbear ou não barbear, eis a questão

Desde as suíças até o cavanhaque, as barbas já assumiram muitas formas. Estudos mostram que as pessoas associam barbas com a idade, masculinidade e dominância. Mas sua popularidade tem aumentado e diminuído ao longo do tempo. Costeletas atingiram o pico em popularidade em 1853, em conjunto com bigodes foram moda 1877, barbas sozinhas deram o tom de 1892 e o bigode fez a festa entre 1917-1919.

Ao invés de concordar com uma quantidade ideal de pelos, abandonando os looks menos atraentes, os seres humanos tendem a medir a atratividade de um indivíduo baseado não apenas na sua aparência, mas também em relação a imagem dos demais, disseram os pesquisadores.

Moda peluda

Preferências por características raras como pêlos faciais, podem ajudar a preservar essas características em uma população, e a variedade entre os indivíduos pode ser a chave para a sobrevivência de uma espécie.

Os pesquisadores também consideraram outros fatores que podem ter influenciado as preferências das voluntárias. Por exemplo, eles descobriram que as preferências delas está relacionada com a barba de seus parceiros, mas não com a de seus pais. No entanto, esses fatores não alteram a conclusão geral de que as barbas ralas são as mais preferidas.

O estudo não critica o look super barbudo hipster. Mas, se a maioria dos homens adotar a moda, os mais modernos logo lançarão uma nova tendência.

*Artigo original livescience.com

Claudia Santos

Claudia Santos

Claudia Santos é designer com experiência em várias disciplinas da área principalmente na área de desenvolvimento de produtos, moda, esportes e cultura. Formada em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, tem extensão universitária em Marketing Cultural pela Universidade Anhembi Morumbi.

Um comentário em “Barbado, sim! Pero no mucho…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *