Beleza com propósito: Vamos juntas para a África?
A malária mata 3 milhões de pessoas por ano, uma taxa só comparável à da AIDS, e afeta mais de 500 milhões de pessoas todos os anos. Segundo a OMS, a malária mata uma criança africana a cada 30 segundos, e muitas crianças que sobrevivem a casos severos sofrem danos cerebrais graves e têm dificuldades de aprendizagem.
Angola está entre os oito países com mais mortes por malária no mundo, representando, juntos, 7 por cento das vítimas, de acordo com o relatório anual da Organização Mundial da Saúde divulgado em Dezembro de 2016.
De janeiro a março deste ano foram registrados quase três mil óbitos em decorrência da malária, que causa anualmente em Angola a morte a quase nove mil pessoas. Cerca de três milhões de casos são registados todos os anos, sendo um dos maiores problemas de saúde do País.
Um dos medicamentos utilizados para o tratamento da malária é o dicloridrato de quinino (quinino), mas se usado durante a gravidez pode causar efeitos adversos sobre a formação do feto. Doses elevadas de quinina podem causar a estimulação uterina nas mulheres grávidas (aborto) e a surdez e hipoplasia do nervo ótico nas crianças.
E o que isso tem a ver com um site que fala sobre cosméticos e empoderamento através do conhecimento? Muita coisa!
O slogan do Cosmethica é: A beleza por trás do rótulo! A princípio essa frase pode soar que estamos falando apenas sobre as matérias-primas presentes na composição de um cosmético.
Mas nossa proposta vai além disso, pois acreditamos que existe beleza na diversidade na representatividade e principalmente na acessibilidade.
E através da Rede IBAB Solidária conhecemos o Projeto Moda em Angola.
O que é o projeto?
Atuando com o projeto Pamosi, que atende crianças, adolescentes e jovens com deficiência auditiva e visual, e seus familiares, em situação de vulnerabilidade social no bairro São José, em Huambo, Angola.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apenas 20% das mulheres em toda a África possuem contas bancárias, o que significa que a grande maioria opera fora do setor financeiro.
As mulheres angolanas têm sido fundamentais para moldar a sociedade africana e são uma força vital para o crescimento e o desenvolvimento – como mães, irmãs, funcionários, empregadores, líderes, empresárias, educadores e tomadoras de decisão.
A iniciativa do Projeto Moda em Angola objetiva ensinar jovens com deficiência auditiva, que já sabem costurar, a desenvolver uma coleção de moda com tecidos africanos, e assim proporcionar uma nova fonte de renda para a comunidade local.
Empoderamento através da Maquiagem
A maquiagem é uma forma de auto-expressão e capacita. É uma forma de ser quem quer ser, por isso além do curso de estilismo ocorrerão duas oficinas, uma de cabelo que serão ensinados penteados e tranças e outra de maquiagem e o melhor de tudo, todos nós podemos ajudar!!!!
As voluntárias que irão para Angola estão precisando de maquiagens para levar para os seus cursos, elas precisam de blush, base, corretivo, pó compacto, sombra, pincéis, esponjas, cotonetes, cílios postiços, demaquilantes, rímel e batons em bom estado e dentro do prazo de validade.
Importante: As bases, corretivos e pós faciais precisam ser adequadas para a pele negra.
Como fazer contribuir?
A viagem está programada para 22/06/2017 e as doações serão aceitas até dia 15/06, podem ser levadas até o posto de arrecadação ou se você não estiver em São Paulo, podem ser enviadas via correio:
Posto de Arrecadação:
Igreja Batista de Água Branca
Rua Gustav Willi Borghof, 480
Barra Funda, São Paulo – SP
CEP01144-080
Enviar aos Cuidados de Neu Papp
Para conhecer sobre este projeto acesse: Vem Comigo pra África
Para conhecer mais sobre estes e outros projetos: Rede Ibab Solidária