Cabelos loiros necessitam de cuidados especiais

Entra estação, sai estação e os cabelos loiros estão sempre no topo da lista dos mais desejados entre as mulheres, a moda e todos podem usar para dar aquele toque de divônico no visual.

Para as naturalmente morenas o caminho para chegar ao tão sonhado loiro é um pouco longo, exige muita disciplina e dedicação, felizmente a indústria cosmética já possui inúmeros produtos para chegarmos ao tom desejado.

Entendendo o processo

Descoloração

Descoloração é o processo para tirar os pigmentos naturais dos fios de cabelo. Em geral são associados dois tipos de produtos nessa técnica: o pó descolorante que possuem em sua composição os Persulfatos que podem ser de amônia, sódio ou potássio, combinado com um oxidante, no caso a água oxigenada.

Talvez você já tenha observado que o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) possui em sua embalagem uma numeração que descreve o volume, geralmente se apresente em 10, 20, 30 ou 40 volumes o que é isso? A volumagem do peróxido é que irá clarear a cor natural até atingir a altura de tom desejada. Por exemplo 20 volumes clareia até 2 tons de cabelo, 30 clareia 3 tons, e 40 até 4 tons, em processos de descoloração capilar, o tempo e a concentração em volume da água oxigenada são fundamentais para determinar o nível de descoloração e agressão aos fios de cabelo: infelizmente, quanto maior a descoloração, maior o dano.

Não há como clarear os cabelos sem que eles sejam danificados. A descoloração degrada até 45% da cisteína do fio.

O peróxido de hidrogênio sozinho não irá clarear o cabelo pois está estabilizado num pH entre 2,5 e 4,5, apenas com a presença de um agente alcalino é que será possível acontecer a reação química de oxidação da melanina presente nos fios.

A mistura do peróxido de hidrogênio com o persultafo de amônia fará que o pH da mistura fique na faixa de 9 – 11, fazendo com que o oxigênio presente no peróxido seja liberado, inchando a fibra capilar, assim as cutículas do cabelo se abriram, resultando na oxidação dos pigmentos presentes no cabelo.

tintura_descoloracao

Loiro não laranja!

Quem já tentou fazer o processo deve ter notado que após o processo, a primeira cor que aparece é laranja, que na maioria das vezes está muito longe de ser o tom desejado!

A variedade das cores dos cabelos é devida a 2 tipos de melanina que criam a cor natural do cabelo e a concentração de cada um é que determina as nuances:

  • Eumelanina – cabelo castanho e preto
  • Feomelanina – cabelo castanho avermelhado e loiro

melanina

O clareamento dos fios não é uma tarefa muito fácil principalmente para quem já tem o cabelo tingido ou para os cabelos muitos escuros, as vezes o descolorante e a água oxigenada utilizada não atingirá o tom exato escolhido podendo deixar os fios alaranjados ou avermelhados no final, isso acontece porque os pigmentos da eumelanina (tons escuros) oxidam, mas a feomelanina (cor avermelhada- amarelada) não foi oxidada completamente.

Mas e quando o cabelo foi descolorido e o tom loiro foi atingido e conforme o tempo passa o cabelo vai ficando amarelado/alaranjado?

Existem alguns fatores que podem causar esse amarelamento:

  • Dureza da água: Por mais estranho que isso possa parecer, a dureza da água está relacionada com os componentes químicos diluídos na água, isso pode acontecer devido aos produtos utlizados para o tratamento da água, ou do lugar em que você esteja, como praia, montanha ou campo, a química sazonal da água pode ser responsável se o cabelo ficará desbotado ou não. Por exemplo, se a sua fonte de água provém de lagos e rios, ela varia muito (dentro dos limites de consumo) com a mudança das estações e o tratamento necessário para tornar a água potável. Se o no tratamento tiver uma quantidade elevada de ferro, isso pode resultar em cabelos com tons mais alaranjado, vermelho ou amarelo. Outras metais podem causar nuances esverdeadas ou amarronzadas. Não são apenas os minerais que pode afetar os tons loiros, o pH da água também pode ser problemático, pois possuem nitratos e nitritos, além do uso de cloro para desinfecção.
  • Piscinas e mar: As águas nas piscinas são tratadas com minerais e fungicidas que pode causar um tom esverdeado ou amarelo aos cabelos. A água dos mares possuí vários minerais como sódio, magnésio, cálcio e assim como a água dura descolores e desidratam os fios.
  • Fumo e poluição: O cabelo pode absorver os metais presentes no meio ambiente, principalmente fumaça de cigarro.
  • Luz solar: A luz UV tende a tornar o cabelo mais poroso e também pode induzir o amarelamento dos cabelos.
  • Fontes de calor constantes: A temperatura dos secadores, chapinha e modeladores, aumentam a incidência de porosidade dos fios e a alteração da cor.

 

Não se desespere, tem como corrigir!

Cabelos amarelados – Desamarelador

Mas como conseguir (e manter) aquele platinado incrível? Um dos grandes aliados é o shampoo desamarelador! Os shampoos ou condicionadores desamareladores, também conhecido com shampoo roxo, são destinados para anular o tom amarelo, pois são cores opostas como está descrito na tabela abaixo:

cores

O shampoo desamarelador não vai deixar o loiro mais claro. O objetivo do produto é de neutralizar as cores, retirando todo aquele amarelado indesejado dos fios, como o Inoar Absolut Speed Blond.

inoar-absolut-speed-blond

O indicado é usar o shampoo roxo apenas uma vez por semana. Depois da aplicação do produto, é sempre bom fazer uma hidratação para deixar os cabelos loiros maleáveis, macios e brilhantes.

Piscina/Mar

Como o verão está chegando e promete temperaturas muito altas, não é necessário que as loiras evitem ir para a praia ou nadar na piscina, é só tomar algumas precauções:

Molhe os cabelos antes de entrar na piscina – A fibra capilar já possui uma certa porosidade, e se estiver descolorido estará mais poroso ainda, por isso uma dica é antes de entrar na piscina, molhe os cabelos com água destilada ou da rede, isso fará com que o seu cabelo não absorva a água da piscina, pois ele já estará saturado.

Antes de entrar na piscina aplique um creme sem enxague, como o Leave-in Acquaflora Sol Mar Piscina Hidratante, irá proteger os fios dos raios solares e da interação dos metais presentes na água com os cabelos.

acquaflora-sol-mar-piscina-hidratante

Receita caseira

Caso tenha entrado na água e o cabelo tenha ficado verde, e está longe de uma perfumaria ou farmácia, aplique leite nos cabelos, deixe por uns 30 minutos e lave como de costume, se necessário repita a operação, a desvantagem está na necessidade de várias aplicações.

leite-nos-cabelos-para-tirar-o-esverdeado-do-loiro

Água Dura

Como saber se o local em que você está tem água dura? É só verificar se ao lavar os cabelos notar o volume da espuma, se o shampoo for base sulfato e não tiver espumação abundante certamente a água é dura devido aos minerais presentes no meio.

É recomendado usar a cada 10 dias um shampoo de limpeza profunda como o Shampoo Detox da Yenza assim os resíduos serão eliminados com mais eficiência.

Yenzah Detox - Shampoo Desintoxicante

Outra dica bem importante é usar shampoos acidificantes, eles ajudam a remover o metal do cabelo, além de regular o pH dos fios, selando as cutículas em seguida, como o pH Balancer da K.Pro.

Potencializador de tratamento e selador de cutículas para todos os tipos de cabelo. K. Pro pH Balance

Receita caseira

Uma alternativa caseira é fazer uma mistura de vinagre (duas colheres de sopa) com água, aplique nos fios no último enxágue. A desvantagem dessa método é que só deve pode ser usado no máximo duas vezes ao mês.

Saiba mais clicando aqui no nosso especial sobre uso de bicarbonato e vinagre nos cabelos. 

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

3 comentários em “Cabelos loiros necessitam de cuidados especiais

  • 06/01/2018 em 20:33
    Permalink

    não gostei de ser loura. como faz pra voltar sem destruir completamente o cabelo?

    Resposta
    • 16/01/2018 em 15:45
      Permalink

      Olá Ana!

      Reverter é bem mais fácil, mas como vc passou por descolorações, o ideal é intensificar na hidratação e reconstrução no próximo mês, use cremes com alta quantidade de óleo de abacate e coco e para nutrição óleo de jojoba.

      Qualquer cor desbota nos cabelos, por isso mesmo sendo o seu tom original, com o passar dos dias a cor vai ficando um pouco mais desbotada, por isso opte por utilizar tintura permanente a semi permanente, será mais suave para os fios.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *