Hugh Jackman desabafa: usem protetor solar!
Nesta semana ator australiano Hugh Jackman, mundialmente conhecido por ter interpretado o personagem Wolverine nos filmes da franquia X-Men, postou no Instagram um desabafo:
“Outro carcinoma basocelular. Obrigada aos exames de rotina e aos médicos maravilhosos, tudo está bem. Parece pior com o curativo do que sem. Eu juro! #UsemProtetorSolar.”
Em 2013, Jackman anunciou que tinha um carcinoma de células basais, que é uma forma de câncer de pele benigna muito frequente. O diagnóstico aconteceu porque sua mulher, Deborra-Lee Furness, chamou sua atenção para uma mancha que tinha no nariz. Desde então, ele passou por vários tratamentos.
Carcinoma basocelular (CBC) ou basalioma é um dos tipos de câncer mais comuns do mundo, especialmente entre pessoas de pele clara em países tropicais ou subtropicais que passam muito tempo expostas ao sol, sem protetor.
Lento e pouco agressivo, raramente sofre metástase, mas tem um grande potencial de destruição local, podendo causar graves problemas estéticos e funcionais.
É o câncer mais comum em países tropicais com muita população de pele clara como Austrália e Brasil.
Todos os anos, na Austrália, 80% dos novos diagnósticos de câncer são de pele. E 95-99% desses casos são causados por exposição ao sol. A incidência de melanoma, a forma mais séria de câncer de pele, é uma das mais altas do mundo.
De acordo com o INCA, estimativa para o Brasil, o biênio 2016-2017, aponta a ocorrência de cerca de 180 mil casos novos de câncer de pele não melanoma. E são mais de 2 milhões casos por ano (Brasil) só deste tipo de câncer que o ator teve.
Saiba mais:
- As células basais produzem novas células da pele à medida que as antigas morrem. Limitar a exposição ao sol pode ajudar a evitar que tais células tornem-se cancerígenas.
- Este câncer geralmente aparece como uma protuberância branca cerosa ou uma mancha marrom escamosa em áreas expostas ao sol, como rosto e pescoço.
- Alguns tratamentos comuns incluem cremes adquiridos com prescrição médica ou cirurgia para remover o câncer.
E olha…
Apesar de ser o mais incidente, este tipo de câncer pode ser evitado na maior parte dos casos. Além disso, há grandes chances de ser curado quando é diagnosticado precocemente.
O uso de filtro solar é importante não somente para prevenir o envelhecimento, mas também para diminuir a incidência do câncer de pele.
Acompanhe nossos especiais sobre proteção solar, como o Dezembro Laranja.
E para quem ficou impressionado ou tem mesmo umas manchas ou pintas estranhas na pele, uma dica da Chris Santos, nossa cientista:
O aplicativo Skin Vision usa fotos tiradas do próprio celular para avaliar o grau de risco de câncer ou melanoma nas pintas e sardas das pessoas. E o melhor: é muito simples de usar, apesar da alta tecnologia envolvida.
Ele fornece uma escala de risco – baixo, médio e alto – determinando um potencial anormal de crescimento da pigmentação das pintas.
Após tirada a foto, o aplicativo usa um algoritmo para a analisar a lesão, baseado em geometria fractal*.
Então, já sabem: além de usar filtro solar sempre, pois estamos num país tropical, se tiver alguma dúvida, cheque as pintas e manchas e não embrome para procurar um médico se achar que pode ser grave.
😉
* A geometria fractal tem utilização em varias áreas científicas, como no estudo dos sistemas caóticos, reconhecimento de padrões em imagens, tecnologia, ciências, artes e música.