Cirurgia plástica no verão?

Que o inverno é a estação favorita dos brasileiros para a realização de cirurgias plásticas, acho que todo mundo sabe. Mas alguma coisa está mudando e creio que tem relação com os avanços científicos e tecnológicos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o número de procedimentos aumenta em até 50% nos meses mais frios do ano, mas a disponibilidade de tempo dos pacientes, por conta das férias coletivas e escolares, tem sido uma vantagem que muda este calendário.

Antes que você questione por que estamos falando em plástica, quero deixar claro que nós, do Cosmethica, somos adeptas do “My body, my choice“. Ou seja, quem sabe o que faz com seu corpo é você.

(e vale lembrar que nem toda plástica é pura estética, muitas são corretivas e garantem uma mudança positiva na qualidade de vida)

O cirurgião plástico Bruno Legnani nos explicou que as cirurgias plásticas podem ser realizadas em qualquer estação do ano, desde que o paciente tenha disciplina para cumprir o que for solicitado pelo médico no pós-operatório, pois esse período influencia diretamente o resultado final.

“O ideal é que o paciente não se exponha ao sol durante 30 dias após a cirurgia ou até que todos os hematomas sejam reabsorvidos, evitando assim pigmentações indesejáveis da pele. A aplicação de filtro solar com fator 60 em caso de exposição de regiões operadas tais como face, pescoço e colo também é altamente recomendável, além do uso de bonés e chapéus depois de cirurgias no rosto”.

O especialista ainda destaca que é imprescindível o uso das cintas modeladoras no caso das cirurgias corporais, mesmo com o desconforto que o calor pode causar, para evitar inchaço excessivo e fibrose.

Ainda de acordo com o especialista, independente da época do ano, é o paciente quem precisa saber se terá, ou não, tempo hábil para recuperar-se da cirurgia da melhor maneira. E respeitar o tempo de recuperação é uma das garantias de que a plástica terá o efeito desejado.

“Uma recuperação mal feita influenciará diretamente no resultado da cirurgia, por isso é melhor operar no verão e ter tempo suficiente para a recuperação, do que fazer a cirurgia no inverno e ter que voltar para o trabalho antes do tempo, por exemplo”.

E como a gente gosta de dar dicas práticas, deixaremos aqui algumas sobre os cuidados com a cicatriz do pós-operatório da cirurgia plástica:

Proteja a cicatriz aguda
É importante proteger a cicatriz de infecções e/ou irritações no pós-operatório imediato. Esse tipo de problema torna o processo de cicatrização mais lento e aumenta as chances de inflamações. O ideal é manter a área da cirurgia sempre limpa e seguir as recomendações do seu médico. Em alguns casos recomenda-se o uso de creme ou pomada com antibiótico, álcool ou mertiolate, ou até mesmo curativos oclusivos que isolam a área por um determinado tempo. Nessa primeira fase, é importante não se expor ao sol.

Use sempre o filtro solar
Quando a cicatriz já está madura, o protetor solar é um produto indispensável para manter a pele saudável, para uma boa cicatriz e para prevenir manchas e escurecimento local.

Cuide da alimentação
A alimentação é muito importante nesse processo pós-operatório. Uma dieta saudável colabora para a saúde em geral e principalmente para a cicatrização de uma cirurgia. Investir na vitamina C, vitamina A, e suplementos à base de colágeno por exemplo, pode ser benéfico para uma boa cicatrização

Beba água
Beba muita água para manter a pele hidratada e evitar ressecamento e rachaduras na área da cicatriz.

Você fez plástica e tem outras dicas? Conte sua experiência para nós. Envie seu relato para o conteudo@cosmethica.com.br!

Sam Shiraishi

Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *