Anatomia dos Cosméticos: Pomada contra assaduras
Dando continuidade a série “anatomia dos cosmeticos” (não viu o anterior? Clique aqui e conheça a anatomia dos esmaltes) e, por ser a semana das crianças, começamos do básico:
A composição estrutural da pomada infantil e as diferenças entre a que é usada para prevenção e tratamento de assaduras.
A “anatomia” da pomada de assaduras é:
#CosmethicaAcessível: Composição (básica) de uma pomada infantil: Água 40 – 50%; Conservante 0,5 – 1,0%; Emulsificante 2,0 – 3,0%; Emoliente 20 – 30%; Antioxidante 0,2 – 0,5%; Ativos 0,5 – 2,0; Protetor para pele 25 – 30%.
Água
É o principal matéria-prima da utilizada na fabricação de cosméticos, produtos de higiene e perfumaria. A água tem participação importante nas pomadas como solubilizante de dos componentes sólidos e no ajuste da consistência do produto.
Protetor da pele
Reduz os efeitos de irritação na pele, formando uma camada protetora na pele delicada do bebê, uma das matérias-primas mais utilizadas para esta função é o óxido de zinco, que tem ação de impedir a contaminação, combate a infecção que podem estar presentes na urina ou fezes do bebê.
O óxido de zinco é utilizado por ser considerado não-alergenicos e não-comedogênico (não obstruem os poros) e é geralmente seguro de usar. No entanto, o composto pode causar reações alérgicas, tais como inchaço, comichão ou formigueiro em indivíduos com hipersensibilidade.
Atenção: para bebês com pele sensível ou que indicam tendências alérgicas, o ideal é consultar o pediatra para indicar produtos alternativos que não utilizem óxido de zinco em sua composição.
😉
Emolientes
São ativos hidratantes, reduzindo a perda de água da epiderme – a camada superficial da pele. Os emolientes mantém a pele sensível do bebê úmida e macia, proporcionando uma película protetora.
Os emolientes são encontrados em muitas aplicações de pele e de beleza, tais como batons e loções, e uma vasta gama de produtos cosméticos.
Um emoliente tem função tripla: é um umidificante, lubrificante e de oclusão. Oclusão fornece uma camada de óleo na superfície da pele, assim, retarda a perda de água. Um umectante aumenta a capacidade da pele para reter a água na superfície da pele. Um lubrificante reduz o atrito quando a fralda entra em atrito com a pele.
Emulsificante
São usados em cremes e loções para misturar água com óleos. Como água e óleo não se misturam, é necessário um agente adicional (emulsionante) para formar uma mistura homogénea mantendo água e óleo juntas. Existem 2 tipos de emulsionantes. Óleo-em-água (O / A) emulsionantes mantem as gotas de óleo embalados em água, enquanto água-em-óleo (A / O) os emulsionantes mantem as gotas da água embalada em óleo. emulsionantes O / A são usados para uma sensação gordurosa como as das pomadas para bebês.
Ativos
Aqui vale comentar que há diferença entre as pomadas para prevenção de assaduras e as para tratamento de assaduras, pois o ativo fará toda a diferença.
Para a prevenção o óxido de zinco combinado com os emolientes já podem fazer a função barreira para evitar o contato da pele do bebê com as fezes e urina, ou a fricção da pele com a fralda. Ativos retinol (vitamina A), colecalciferol (vitamina D) e óleo de fígado de bacalhau.
A pomada para tratamento de assaduras já tem uma função medicamentosa para tratar a pele que está assada por causa do calor, umidade e pelo contato da urina ou das fezes com a pele do bebê ou quando ele fica muito tempo com a mesma fralda. Além disso, a alergia a alguns lenços umedecidos comprados no mercado ou a produtos de higiene do bebê também podem provocar assadura, assim como, quando não se realiza corretamente a higiene íntima quando se troca a fralda. Pomadas, com pantenol, nistatina e calêndula, são para tratamento das assaduras.
Conservante
O uso de conservantes é essencial na maioria dos produtos para impedir danos no produto causadas por microorganismos e para proteger o produto contra a contaminação durante a utilização. Protege o produto do crescimento dos microrganismos é chamado um agente antimicrobiano. Sem conservantes, produtos cosméticos, podem ser contaminados, levando à deterioração do produto e, eventualmente, irritação ou infecções.
Antioxidantes
De um modo geral, os antioxidantes interrompem as reações de oxidação e evitam os efeitos de radicais de oxigénio (por exemplo peróxidos) conhecidos por danificar a integridade e função de várias substâncias naturais, como os emolientes presentes nas pomadas.
#DicaCosmethica: Para saber se a pomada já está degradada é só notar se o produto tem um cheiro de ranço. (um odor forte e desagradável)
E como era no passado?
Se você nasceu até 2001 certamente na pomada anti assaduras que usou tinha ácido bórico em sua composição devido a sua comprovada ação antisséptica, bacteriostática (impede a proliferação dos microrganismos) e contra fungos.
A Anvisa determinou a proibição da presença do princípio ativo ácido bórico na composição de talcos, pomadas e cremes usados contra assaduras em crianças, essa medida foi por caráter preventivo, porque, apesar de ocorrer raramente, foi constatado em estudos científicos que a utilização tópica de ácido bórico em altas concentrações pode provocar intoxicação no organismo, alterações gastro-intestinais, hipotermia (queda da temperatura corporal), erupções cutâneas, insuficiência renal e até levar à morte, com isso desde o começo do século todas as formulações de creme contra assaduras mudaram, como a composição do Hipoglós.
Atualmente o Hipoglós possuiu duas versões, a tradicional e com óleo de amêndoas que tem uma textura mais suave de fácil remoção.
Porque a pomada é tão pegajosa?
Essa é uma característica em cremes com grande quantidade de óleo em sua composição o que é muito desejado num creme contra assaduras, formando uma camada protetora contra substâncias presentes nas fezes e urina que causam assaduras no bebê.
Dicas de produtos:
Prevenção de assaduras
Mustela Bébé Creme Vitaminado Preventivo 123 – Creme para Assaduras 55g – Creme para a prevenção de assaduras. Mustela Bébé Creme Vitaminado Preventivo 123 age as irritações e vermelhidões, além de acalmar e aliviar a pele desde a primeira aplicação.
Creme para Assaduras Dove Baby Hidratação Enriquecida 45g – Possui fórmula hipoalergênica e é fácil de espalhar e limpar, além de ser indicada para o uso diário em todas as trocas de fralda.
Creme Assadura Weleda Baby 75ML – Adiciona uma camada protetora e resistente à água à pele, para proteger contra a umidade.
Tratamento de assaduras
Dermodex Tratamento Pomada 60g – Forma uma barreira protetora contra as substâncias irritantes que podem causar as temíveis assaduras.
NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO POMADA DERMATOLÓGICA 60G – MEDLEY – GENÉRIC – Indicada para assaduras for causada por fungos, que deixam a pele muito vermelha e irritada.
Outros usos
Devido ao alto poder de hidratação e grande quantidade princípios ativos que regeneram a pele, as funções reparadoras da pele não ficam restritas somente para o cuidado da pele do bebê, a pomada infantil atualmente tem status de estrela para as mais variadas aplicações!
Selecionamos algumas que podem beneficiar mesmo para quem não tem bebês em casa!
- Lábios rachados
A pele fina dos lábios é muito mais sensível e fina do que o resto do rosto. Por conta disso, devemos ter maiores cuidados com a proteção desta área, principalmente em períodos com poucas chuvas, quando os lábios tendem a ficar mais secos, desidratados e sem cor.
Além de indicação contra assaduras, devido ao seu alto poder de regeneração da pele, a pomada pode ser indicada para ser usada nos lábios para evitar que os lábios rachem, usamos e recomendamos o Cicaplast
#DicaCosmethica: Para quem se incomoda com a sensação seca que o gloss e o batom matte deixa, usar pomadas como Bepantol e Cicaplast são indicados para devolver a maciez e hidratação para a fina pele dos lábios!
- Estimular cicatrização
Devido ao retinol em sua composição que é uma fonte de vitamina A, pomadas como a clássica Hipoglós, aceleram da cicatrização da pele. Passe uma fina camada no local cortado/machucado.
Funciona como uma camada protetora do ferimento contra as sujeiras externas. Também é ótimo para proteger cortes e arranhões de água, na piscina, por exemplo.
- Cuidando das cutículas
Pomadas com pantenol em sua composição, auxiliam na hidratação das cutículas, ajudando na hora da remoção, evitando a descamação da pele ao redor das unhas.
- Queimaduras solares
O óxido de zinco presente em sua composição, tem a função calmante e cicatrizante, por isso se a pele estiver muito queimada após a exposição solar, para ajudar amenizar a queimadura solar é indicado usar pomada infantil. Além da alta concentração de emolientes que auxiliam na hidratação da pele.
- Pós depilatório
Creme contra assaduras são indicados devido a sua atividade regeneradora da pele, após a depilação passe uma fina camada e as bolinhas avermelhadas nem aparecerão!
#DicaCosmethica: Devido ao poder anti-inflatório, as pomadas são excelentes também para evitar os pelos encravados!
E para tatuagem?
Muitos tatuadores indicam pomadas com Dexpantenol (Vitamina B5) presente em cremes como o Bepantol e similares, a ação dessas pomadas é a hidratação e regeneração da pele, mas para as tatuagens isso pode ser prejudicial pois dificulta a absorção da tinta pela pele, principalmente em cores como magenta, roxo e vermelho e podem desbotar ou ainda manchar a tatuagem. Ele A pomada também prolonga o processo de cicatrização e pode facilitar o surgimento de alergias, inchaço e coceira.
Falaremos em breve sobre tatuagens, mas indicamos pomadas como Novacort que contém corticoides e possui ação antialérgica.
Essas dicas para remover as tatuagens são demais, faz tempo que venho pesquisando sobre o assunto e hoje encontrei em seu blog algo muito relevante, obrigado por compartilhar.
Obrigada Marcos por seu comentário, fizemos um post sobre tatuagem e como ela se comporta na pele, segue o link http://www.cosmethica.com.br/tatuagem-saude/
Abraços!
Equipe Cosmethica