Cuidados que todo careca deve ter

Estima-se que, até os 70 anos de idade, 80% dos homens serão acometidos pela calvície de padrão masculino, cientificamente chamada de “alopecia androgênica” e popularmente conhecida como “calvície hereditária”.

A calvície dos homens, na maioria dos casos, é causada por uma alteração genética herdada de uma substância de ocorrência natural chamada DHT. A calvície é considerada parcialmente hereditária sendo passada pelo lado paterno para mulheres.

Estudiosos da área de cosmética garantem que até 2020 haverá uma solução definitiva para a calvíce.

Saiba mais em: Impressão 3D promete acabar com a calvíce

Predisposição Genética

Os gêneros masculino e feminino são determinados por um par de cromossomos sexuais, chamados de cromossomo X e cromossomo Y que ocorrem aos pares em todos nós. As mulheres têm dois cromossomos X (XX) e os homens tem um cromossomo X e outro Y (XY).

Pesquisas apontam que o principal gene relacionado à calvície está localizado no cromossomo X. Assim, se você é homem e sua mãe possui o gene da calvície, existe uma chance de 50% de que você tenha recebido o cromossomo da calvice de sua mãe.

Para que um homem fique careca, basta que sua mãe ceda o cromossomo contendo o gene da calvície herdado de seu avô, que era careca. Embora a grande maioria dos casos se dê em homens, que apresentam uma predisposição genetica para tal quadro (herança de qualquer uma das partes familiares ou, ainda, de ambas), ela também pode se manifestar em mulheres (15% delas).

Cuidados com o couro cabeludo

Mas mesmo se você é calvo pela predisposição genética, ou aderiu ao corte raspado, saiba que o couro cabeludo necessita de cuidados especiais, pois mesmo sem os fios, o couro cabeludo possui as glândulas sebáceas que continuam secretando sebo o que pode ocasionar a formação de cravos e espinhas, além do brilho excessivo.

Lave a cabeça com xampu – Independente se é calvo ou tem a cabeça totalmente raspada é necessário lavar a cabeça, opte por xampu neutro ao invés de sabonete, pois o sabonete fará uma limpeza mais intensa, o que pode ressecar o couro cabeludo.

Lave com água frio ou morna – Mesmo com poucos fios a recomendação continua a mesma, lave o couro cabeludo com água morna ou fria, pois o couro cabeludo é sensível.

Não raspe com lâmina de barbear – Como trata-se de uma área muito vascularizada e sensível, opte por raspar com uma máquina de cortar cabelo, se mesmo assim preferir usar uma lâmina, não use sabonete, prefira creme de barbear, pois deslizará melhor evitando o risco de cortes. O ideal é ir ao barbeiro, pois ele sabe usar a navalha ou máquina sem causar danos na região.

Proteção Solar – Com a calvíce as preocupações com a exposição solar devem ser redobradas, porque o couro cabeludo estará completamente desprotegido do sol. Mesmo para as peles morenas e negras, a pele do couro cabeludo é mais fina e sensível do que outras partes do corpo.

abc-2

O uso de protetores solares é indispensável até nos dias nublados, para evitar queimaduras e outras doenças que são comuns em calvos. Entre elas estão as lesões pré-cancerosas, as chamadas ceratoses solares, que provocam vermelhidão, escamas e que podem evoluir para o câncer de pele.

Nos dias de laser use bonés ou chapéus em atividades ao ar livre, caso no trabalho não permita a informalidade, aplique o protetor antes de sair de casa, opte pelos os de toque seco com FPS acima de 30.

Hidratação – A hidratação da pele é importante para todo o corpo, principalmente para o couro cabeludo exposto.

Para que a pele se fique com uma aparência saudável e bem cuidada, use hidratantes mais emolientes, assim a pele ficará sem ressecamento e sem aparência oleosa.

Conheça sobre a diferença dos hidratantes aqui.

E lembre-se

Independente do motivo da falta de cabelo, uma coisa é certa, é possível adotar um estilo charmoso e elegante, mesmo sem os fios!

 

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

Um comentário em “Cuidados que todo careca deve ter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *