Quando é hora de jogar fora
Despedidas são sempre difíceis, ainda mais quando compramos aquele rímel incrível que usamos poucas vezes e já venceu! Brincadeiras à parte, o descarte dos cosméticos é algo muito sério, pois envolvem a saúde e bem-estar da pele. Cosméticos vencidos podem causar irritações e até alergias mais sérias se não descartados dentro do prazo especificado pelo fabricante.
No Brasil é obrigatória a presença da data de validade dos produtos de maquiagem vendidos sejam eles fabricados internamente ou importados. Em alguns países (como EUA e Canadá) ela é facultativa, pelo menos no formato de mês/ano. Geralmente o que se encontra é o símbolo PAO – Period After Opening (tradução: período depois de aberto) que mostra quanto tempo o produto pode ser usado depois de aberto, representado por um pote aberto com a validade em meses descrita, como na imagem abaixo: mas é sempre bom saber quais são essas validades.
A diferença é que as empresas internacionais consideram que assim que o produto entra em contato com o ar é que ele começa a sofrer com as interferências ambientais que causam a contaminação.
Jogar fora uma sombra de R$ 70 pouco usada parece ser um absurdo, mas o descarte de produtos é uma questão de saúde. Os cuidados devem ser ainda maiores com produtos à base de água, como o rímel, em razão do risco de contaminação por bactérias que podem causar infecções. Os sintomas incluem vermelhidão, dor, inchaço, espinhas ou irritação, e devemos ficar atentos principalmente com os produtos que são utilizados nos olhos.
Sabendo usar…
A forma com que usamos nossa maquiagem, em geral, também afeta sua vida útil.
Deixando-os bem armazenados, não haverá problema utilizá-los por alguns meses à mais. As recomendações para manter seus cosméticos livres de germes são:
- Lave as mãos antes de aplicar.
- Não empreste maquiagem.
- Não adicione água ou saliva para diluir o produto.
- Mantenha seus cosméticos em local seco e fresco, distante da luz direta do sol.
Se você ainda ficar em dúvida sobre a sua maquiagem, fique de olho em alguns sinais que podem dizer se alguma coisa está errada:
- O cheiro do produto mudou.
- Ficou perto de uma fonte de calor ou janela por muito tempo.
- Mudança visível na cor ou na textura.
- Bolor.
Montamos uma tabela descrevendo com a validade de cada item, depois de aberto:
E assim com a lei do desapego, liberte-se da sua maquiagem vencida, que outras novas virão!
Pingback:Maquiagem e esmaltes infantis, o uso é permitido?
Pingback:Batons metalizados - tendência 2017 - Cosmethica
Realmente importante! Achamos que só porque aquele lápis top é queridinho nada de mal poderá acontecer, mas as alergias são incômodas e perigosas!
Amei a tabela de tempo médio para uso, não tinha essa noção.
Belo artigo, Parabéns!
Pingback:Beleza em tempos de Crise - Pop versus Hype