Dezembro Laranja
Tem gente que usa filtro solar o ano todo, chova ou faça sol. Eu me incluo neste grupo. Mas para a maioria dos brasileiros, basta o dia parecer meio nublado que o filtro já fica de lado, parecendo sem sentido usar.
E olha, até quem tem um trabalho que exige exposição constante ao sol, com pouca roupa, às vezes é negligente. Há alguns dias participamos de um papo com a dermatologista Flávia Addor, o tatuador Rico Fogaça, a atriz Fernanda Paes Leme e o surfista Gabriel Medina, no lançamento do primeiro filtro solar especial para quem tem tatuagens, o Coppertone® Tatto, desenvolvido para proteger e hidratar a pele minimizando os efeitos do sol, sua fórmula associa barreiras físicas e químicas, outro ponto interessante sobre sua formulação é que ele foi feito exclusivamente à pele brasileira – absorção mais rápida, sem adição de óleo, elevada resistência à água, alta proteção contra raios UVA e UVB e toque seco.
No meio do evento, perguntam para Medina se ele usa filtro solar todo dia quando surfa. Ele respondeu como um garoto, rindo e admitindo que em dias nublados ele “esquece”. A plateia riu e a médica Flávia Addor foi enfática: a incidência de raios ultravioleta do tipo A acontece até sob as nuvens, é constante no ano todo e essa radiação promove reações nas células da pele que podem causar vários problemas de saúde.
O uso de filtro solar é importante não somente para prevenir o envelhecimento, mas também para diminuir a incidência do câncer de pele.
Lembrei desta história que parece brincadeira de criança – mas não é – porque dezembro chegou e o mês do verão tem uma cor, seguindo a linha do Outubro Rosa e do Novembro Azul.
Dezembro Laranja é uma campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que foca na luta e prevenção ao câncer de pele e tenta alertar a população sobre a necessidade de se proteger no dia a dia, independente do tempo, do sol para prevenir o câncer da pele.
Pelo terceiro ano consecutivo, a população é convidada o a participar do projeto, aderindo o laranja durante o mês todo, decorando o ambiente de trabalho com a cor e também compartilhando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol.
Como novidade, a SBD também disponibilizou um app que muda a sua foto de perfil para posterior uso nas redes sociais, como o Twitter e o Facebook (para testar, clique aqui).
A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o câncer da pele.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de novos casos para 2016 é de 5.760 pacientes, sendo 3 mil homens e 2.670 mulheres.
“As causas para o carcinoma basocelular (CBC), o mais frequente, e o carcinoma espino-celular (CEC) estão ligadas à exposição excessiva e desprotegida ao sol. Quanto ao melanoma, o tipo mais grave e eventualmente fatal de câncer de pele, não sabemos exatamente todos os fatores que exercem influência em seu surgimento, visto que são registrados casos da doença em regiões do corpo onde não há exposição solar, como plantas dos pés, nádegas e órgãos genitais”, explica o cirurgião plástico Alexandre Audi.
O câncer de pele, depois de diagnosticado, tem na remoção cirúrgica o procedimento mais indicado. Para os tipos CBC e CEC, a cirurgia significa a cura. Em muitos casos são necessárias técnicas da cirurgia plástica para a reconstrução do tecido que foi afetado pelo câncer. Já no caso do melanoma, é preciso que o tecido retirado seja analisado para verificar necessidade de tratamentos complementares, como quimioterapia.
Nossa dica é básica:
Ao sair de casa é indispensável o uso do protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas em dias comuns e a cada uma hora em caso de suor excessivo em praias e piscinas. Também é importante que se utilize proteção nos lábios.
Saiba mais no nosso especial sobre tatuagem e protores solares:
E leia também sobre o melasma:
Pingback:5 coisas que aprendi com Dra Pimple Popper - Dermatologista
Pingback:Tudo para curtir com seu bebê as férias de verão - Cosmethica
Pingback:Hugh Jackman desabafa: usem protetor solar! - Cosmethica
Pingback:Proteção solar e Vitamina D