Dicas de cuidados com a pele masculina

Quando se trata de cuidados com a pele, os homens tradicionalmente achavam que menos era mais. No entanto, cada vez mais homens estão buscando uma pele saudável e uma aparência mais jovem, e por isso o momento é ótimo para que eles avaliem sua rotina de cuidados com a pele e saibam mais sobre como cuidar do maior órgão do corpo humano. Embora existam diferenças fundamentais entre e a pele de homens e mulheres – por exemplo, a pele masculina é mais espessa do que a feminina – os elementos básicos de um plano eficaz nos cuidados para a pele permanecem os mesmos.

Primeiro, é importante se identifique e compreenda seu tipo de pele:
• Pele sensível pode arder ou queimar após o uso do produto
• A pele normal é clara e pouco sensível
• A pele seca pode apresentar coceira, descamação ou ser áspera
• A pele oleosa é brilhante e oleosa
• A pele mista é seca em algumas áreas e oleosa em outras

Compreender o seu tipo de pele irá ajudá-lo a aprender como cuidar dela e a selecionar os produtos mais são adequados para você.
Para ajudar os homens a desenvolverem uma rotina saudável de cuidados com a pele, os dermatologistas recomendam as seguintes dicas:

1. Avalie os ingredientes dos produtos e preste atenção aos rótulos: os produtos de cuidados com a pele que você vai escolher dependerão do seu tipo de pele. Se você tem propensão a acne, procure por produtos de limpeza e hidratantes que digam “sem óleo” ou “não comedogênicos”, pois estes não obstruem seus poros. Se você tem pele sensível, use produtos suaves e sem fragrância, pois os produtos que contêm fragrâncias podem deixar a pele irritada e seca. No entanto, tome cuidado com os produtos rotulados como “sem perfume”, pois muitos deles contêm máscaras de fragrâncias que mesmo sem cheiro ainda podem irritar sua pele.

2. Lave o rosto diariamente e depois do exercício: uma vez que o sabão comum contém frequentemente ingredientes que podem secar a pele, lave o rosto com um limpador facial suave e água morna.

3. Reveja a sua técnica de barbear: para alguns homens, as lâminas de lâminas múltiplas funcionam muito bem e para outros fazem um corte de pelo muito perto da pele. Se você costuma ter irritação, assaduras ou pelos encravados, use uma lâmina de lâmina única ou dupla e não estique sua pele durante o processo. Antes de se barbear, molhe a pele e os pelos para amaciá-la. Use um creme de barbear hidratante e raspe na direção do crescimento do cabelo. Enxágüe após cada passada da lâmina, e troque o aparelho após cinco a sete utilizações para minimizar a irritação.

4. Hidrate diariamente: o hidratante mantêm água na sua pele, o que pode ajudar a reduzir o aparecimento de linhas finas e tornar sua pele mais brilhante e mais jovem. Para obter os melhores resultados, aplique hidratante no rosto e no corpo imediatamente após o banho, ou do barbear enquanto a pele ainda está úmida.

5. Verifique regularmente a sua pele: Novas manchas ou verrugas que coçam, sangram ou mudam de cor são frequentemente um alerta precoce de câncer de pele. Se você notar manchas suspeitas, faça uma consulta com um dermatologista. Homens com mais de 50 anos têm maior risco de desenvolver melanoma, a forma mais mortal de câncer de pele, do que a população em geral. No entanto, quando diagnosticado cedo, o câncer de pele tem alto índice de cura.

6. Use sempre protetor solar quando estiver ao ar livre: para ajudar a evitar os danos causados pelo sol, que podem levar ao aparecimento de rugas, manchas de idade e até mesmo câncer de pele, aplique protetor solar em todas as áreas expostas da pele antes de sair ao ar livre, incluindo o couro cabeludo, as orelhas, pescoço e lábios. Para uma melhor proteção, use um protetor solar resistente a água com um FPS de 30 ou mais, e reaplique a cada duas horas ou imediatamente após a natação ou a transpiração. Você também pode proteger sua pele procurando a sombra e vestindo roupas protetoras, incluindo óculos de sol que possuem proteção UV e chapéus de alças largas.

Todo homem é diferente, e não existe uma abordagem de única para o cuidado da pele. Se você não tem certeza do tipo de pele que possui, ou se tiver dúvidas sobre como cuidar dela, consulte um dermatologista.

Claudia Santos

Claudia Santos

Claudia Santos é designer com experiência em várias disciplinas da área principalmente na área de desenvolvimento de produtos, moda, esportes e cultura. Formada em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, tem extensão universitária em Marketing Cultural pela Universidade Anhembi Morumbi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *