Como evitar o “Efeito Flashback” na maquiagem para festas

Com a chegada do final do ano, chega também a temporada de festas de confraternização, bailes de formatura e muitos eventos, e nada pode ser pior do que investir num look lindo, fazer um penteado incrível, para só depois começar a perceber através das fotos que você está com o temido efeito de flashback, também conhecido como panda invertido.

drew-barrymore

Esse efeito é realmente traiçoeiro, porque não é possível identificá-lo a olho nu e nem em vídeo, mesmo que o tom e o subtom da base e do corretivo estejam perfeitos. Só aparece assim que o flash é disparado, fazendo com que o rosto fique mais claro do que o colo, ou algumas áreas ficam com esse efeito esbranquiçado.

E não pense que isso acontece porque você fez a sua maquiagem em casa, ou porque o maquiador que você contratou foi incompetente, este ‘fenômeno’ acontece também com as famosas que possuem a sua disposição as melhores marcas e mais badalados maquiadores do mundo.

 

Porque acontece?

Esse efeito acontece porque algumas matérias-primas usadas causam a reflexão da luz, um fenômeno óptico que ocorre quando a luz incide sobre uma superfície e retorna ao seu meio de origem.

difusa
Mesmo para nos maquiarmos, as aulas de física são importantes!

Muito presente em maquiagens HD (high definition) essas matérias-primas atuam como esponjas que absorvem a oleosidade da pele, e também para difundir a luz espalhando-a por diferentes ângulos, deixando a superfície do rosto mais uniforme, sem oleosidade, fazendo com que a pele pareça impecável em vídeo de alta definição.

O que causa o efeito Flashback

Evite a fotografia direta com flash

Além ser bastante desagradável o flash direto reflete a luz, mas às vezes não é possível controlar a iluminação, por isso é importante saber quais as matérias-primas que causam esse efeito.

Fotos de estúdio que possuem rebatedor de luz esse efeito não ocorre.

Matérias-primas

Verifique se nas maquiagens se essas matérias-primas estão presentes.

  • Dióxido de Titânio (CI77891) e Óxido de Zinco (CI77947), maquiagens com FPS acima de 15, geralmente possuem em sua composição filtros solares físicos, o dióxido de titânio combinado com óxido de zinco, o que causará o flashback. Em alguns casos, vale a pena evitar o uso de hidratantes e primers com FPS.
  • Sílica é uma matéria-prima incrível, pois confere o efeito matte, conferindo um efeito uniforme no rosto, mas é importante lembrar que os espelhos são feitos de sílica e eles refletem a luz, e mesmo em partículas muito finas, o mesmo acontecerá ao ativar o flash.
  • Mica Prata, usada geralmente em iluminadores faciais, possuem o efeito de reflexão.
  • Glitter e Pigmentos, eles podem pode parecer muito diferentes sob luz forte. Limite o uso nas bochechas e nos olhos. Os produtos com partículas glitter multicoloridas costumam fotografar melhor do que quando as partículas têm apenas uma cor única.

Como saber se a sua maquiagem causa esse efeito?

fernanda

Faça um teste, se maquie com os produtos que você tem e bata uma foto com flash (pode ser a do celular mesmo), se o seu rosto ficar na foto mais claro do que o seu colo, certamente seus produtos possuem matérias-primas que causam a reflexão.

Verifique se em seus produtos tenham as matérias-primas listadas acima, se no rótulo constar que tem filtro solar ou tecnologia HD é melhor evitar o uso em festas.

Fizemos uma seleção de itens que não dão o efeito flashback.

Vale o aviso

Antes de mais nada é importante ressaltar que, não estamos falando para evitar maquiagens com filtro solar ou com as matérias-primas listadas no seu dia-a-dia, essa precaução é necessária apenas em eventos onde serão disparados flashes, eventos sociais, festas ou fotos de estúdio, pois mesmo em poucas quantidades a reflexão acontece. 😉

 

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

Um comentário em “Como evitar o “Efeito Flashback” na maquiagem para festas

  • 04/04/2017 em 19:49
    Permalink

    Muito ótima essa ideia, adorei! Vou ver se consigo colocar em pratica… Eiii, você tem alguma sugestão de maquiagem para pele negra pra usar à noite? Obrigada.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *