Mudanças da pele com o passar dos anos
A pele é considerada um dos órgãos que mais sofre transformações à medida que a idade avança. Assim, manter a integridade cutânea é de extrema importância para que o organismo se possa defender das diversas alterações ou mudanças às quais a pessoa esteja exposta. O envelhecimento pode ser definido como um processo biológico no qual ocorrem alterações das características morfológicas e fisiológicas no organismo vivo ao longo do tempo.
O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, no qual há modificações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas, que determinam a perda gradual da capacidade de adaptação da pessoa ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e consequentemente maior incidência de processos patológicos.
Os tecidos gradualmente passam por mudanças de acordo com a idade, sendo que, na pele, essas alterações são mais facilmente reconhecidas.
Divide-se o envelhecimento cutâneo em:
- Intrínseco ou cronológico;
- Extrínseco ou fotoenvelhecimento.
O fotoenvelhecimento é diferente do envelhecimento cutâneo cronológico. Pode ser identificado mesmo em pessoas muito jovens. Não tem uma proporcionalidade obrigatória com a idade.
A empresa de cosméticos Olay em parceria com a Dra Alexa Kimball, professora de dermatologia de Harvard e a empresa de genética pessoal 23andMe, apresentaram no 23º Congresso mundial de Dermatologia em 2015 os resultados de um estudo referente ao que acontece nas camadas da pele e quando os primeiros sinais começam a aparecer.
Cuidados em cada etapa
O estudo identificou cinco processos diferentes de células que entram em declínio em cinco diferentes décadas:
#Aos20 – Declínio da produção natural de antioxidantes: É nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com o declínio da produção natural de antioxidantes.
Ingredientes recomendados: Utilizar produtos com Vitamina C estabilizada, Vitamina E, extrato de chá verde, além da hidratação e proteção solar.
#Aos30 – Queda da bionergia celular: O metabolismo do corpo fica mais lento e isso afeta a bioenergia das células da pele, que alimenta a criação de colágeno e ativa processos de reparação. Com a bioenergia em queda, temos uma pele mais cansada.
Ingredientes recomendados: Para acelerar o metabolismo da célula de forma tópica, recomenda-se niacinamida, ou vitamina B3, e ingestão de nutracêuticos reparadores e de sustentação do colágeno, no caso do silício orgânico, que é um bioenergizante mitocondrial, que estimula a síntese de ATP na mitocôndria, protege a pele durante condições extremas, estimula as defesas naturais da pele, e protege o DNA pela ação da taurina.
#Aos40 – Aumento da senescência celular: Consiste no processo de parada de divisão celular, fazendo com que não haja mais substituição de células que, por algum motivo, pararam de metabolizar.
Ingredientes recomendados: retinol, ácido glicólico, ácido hialurônico, Fatores de Crescimento e peptídeos se tornam importantes, porque eles ajudar a impulsionar os processos celulares de forma a frear os sinais de envelhecimento que estão começando a ficar muito mais evidentes.
#Aos50 – Declínio da função barreira da pele: A função de barreira que mantém a hidratação celular também fica prejudicada, tornando a pele mais seca, diminuindo a retenção da hidratação natural.
Ingredientes recomendados: Vitamina D, nanoconjugados de silício orgânico e tetrapeptídeos que melhorem o apoio estrutural da pele são recomendáveis, além de produtos com alta concentração de óleos vegetais.
#Aos60 ou mais – Aceleração de todos os pontos apresentados: A beleza das mulheres com mais de 60 anos é que a sua pele será um resultado das suas atitudes e cuidados realizados durante toda a sua vida.
Ingredientes recomendados: Os produtos mais adequados para esta idade são aqueles que possuem ativos como retinol e os ácidos mandélico, ursólico e lactobiônico que renovam, clareiam e recuperam a luminosidade da pele.
Para todas as idades – Proteção solar: Proteger a pele do sol previne o envelhecimento.
A exposição excessiva à radiação ultravioleta é uma das principais causas de câncer da pele e envelhecimento precoce.
Precisamos aplicar o protetor diariamente, mesmo em dias frios ou chuvosos, pois 80% da radiação UV atravessa as nuvens.
Pingback:Eu sou do tempo que... - Cosmethica
Pingback:Conheça os tipos mais comuns de rugas e faça um autodiagnóstico - Cosmethica