Mitos e verdades sobre as estrias
Em inglês, elas às vezes são chamadas de tiger stripes (algo como listras de tigre). A Chris Santos já postou uma imagem que brincava com essa semelhança, falando das mulheres tigresas, donas de linhas visíveis na pele, normalmente longas e finas, que ocorrem quando a pele se estira rapidamente, o que faz as fibras elásticas da pele se romperem.
O rapidamente explica porque elas são comuns na fase de estirão (da infância e adolescência) e nas gravidezes, na barriga ou nos seios. Cientificamente, trata-se de um rompimento do colágeno que é visível na superfície da pele, inicialmente com aparência vermelha ou roxa, e que, com o tempo, tendem a atenuar-se e ganhar um tom esbranquiçado.
O que pouca gente sabe é que as estrias não são só uma coisa de grávida.
Veja só algumas curiosidades:
Os homens também têm!
Embora as estrias afetem principalmente as mulheres, os homens também podem desenvolvê-las, especialmente no caso de adolescentes, fase na qual as estrias aparecem nas costas, cobrindo a coluna com linhas horizontais.
E entre os praticantes do fisiculturismo, estrias podem aparecer nos ombros.
Elas podem surgir em qualquer lugar, até mesmo no rosto.
As estrias podem aparecer em qualquer parte do corpo onde a pele for esticada, mas são mais frequentes em áreas que tendem a armazenar gordura, como o abdômen, tórax, braços, nádegas e coxas.
Mas tem um tipo específico relacionada à Síndrome de Cushing, uma doença rara, causando estrias por contra dos níveis elevados do hormônio cortisol no sangue. Neste caso, as marcas são geralmente maiores, e podem aparecer na face.
Não aparecem só na gravidez.
As estrias surgem quando a pele estica muito em um curto período de tempo por isso podem surgir em surtos de crescimento em adolescentes, assim como num rápido ganho de peso.
E nem todas as grávidas têm. A probabilidade de que uma mulher grávida desenvolva essas marcas depende, em certa medida, de fatores genéticos, mas também de quanto sua barriga cresce.
Não são uma consequência inevitável da gravidez, mas são muito frequentes: afetam 90% das grávidas.
Algumas marcas desaparecem e outras podem ser tratadas.
Boa parte das estrias tende a aliviar com o tempo e algumas desaparecem completamente, mas não há milagres instantâneos e esse processo normalmente leva mais de um ano.
Agora para as gravidinhas, geralmente as mais estressadas com o tema.
Parece mentira, mas sim, pode não acontecer. Eu tive três gravidezes e não tenho estrias, mas cuidei horrores com cremes preventivos!
Hidratantes não podem impedir a quebra do colágeno e, assim, não podem prevenir o surgimento das estrias. Mas eles podem fazer a pele parecer mais suave e macia. E ajudam a preservar a pele.