Como os filtros solares funcionam

Os protetores solares já ultrapassaram o status de serem considerados apenas itens cosméticos e cada vez mais são considerados essenciais para saúde, pois têm o intuito de proteger contra as radiações solares, sendo a melhor prevenção contra o fotoenvelhecimento e o câncer de pele. O mercado tem oferecido produtos com maior eficácia, e tem exigido dos cientistas um grande aperfeiçoamento técnico e, dos fabricantes de matéria-prima, mais pesquisa e desenvolvimento de novos filtros solares.

Mas quais são as diferenças entre os filtros solares químicos e físicos, como eles atuam na nossa pele e porque é necessário a reaplicação?

Definições

O termo orgânico é empregado cientificamente para designar os filtros ultravioleta químicos porque as suas matérias-primas contêm compostos de carbono. Os filtros ultravioleta físicos são chamados inorgânicos.

Filtros Solares Físicos ou Inorgânicos

Filtro solar físico ou inorgânico é aquele que funciona como barreira. Os representantes dessa categoria são: dióxido de titânio e óxido de zinco.

Possuem baixo potencial alergênico, podendo ser especialmente importantes na composição de produtos infantis, para uso diário e para indivíduos com peles sensíveis.

Os filtros inorgânicos são constituídos de partículas micronizadas, o que confere a aparência esbranquiçada aos protetores solares. O dióxido de titânio é capaz de absorver o UVB, mas não o UVA, e dependendo do tamanho da partícula deste filtro inorgânico, é refletido. Por outro lado, o óxido de zinco tem a capacidade de absorver a radiação UV em toda sua extensão, tanto UVA quanto UVB. Por isso, são considerados os filtros físicos mais eficientes, justificando o emprego destas substâncias com maior freqüência nas fórmulas.

Filtros solares orgânicos

Devido às suas estruturas químicas, ligações químicas em determinados filtros ultravioleta orgânicos são capazes de absorver fótons de luz UV – esta energia é então dissipada inofensivamente sob a forma de calor. As variações na estrutura podem conduzir à absorção em comprimentos de onda diferentes, significando que uma mistura destes produtos químicos orgânicos é usada frequentemente para assegurar a proteção de encontro a escala cheia de comprimentos de onda de UVA e de UVB.

como_filtro_uv_funciona

 

Porque você precisa reaplicar o filtro?

Os filtros UV orgânicos absorvem os raios nocivos e transformam em energia, assim aos poucos eles vão se saindo da pele e perdendo a sua potência, só a reaplicação garante a performance do produto.

Mesmo com a comprovação de eficácia por longas horas, devido ao calor corporal e a movimentação é possível que os filtros inorgânicos se aglutinem numa área específica do corpo não garantindo a formação de filme homogênea por isso também é necessário a reaplicar.

Qual é o mais seguro?

Algumas correntes afirmam que o uso de filtros solares orgânicos podem causar alterações hormonais nas usuários, mas até o momento não existe nenhum estudo científico que comprova alteração na produção de estrôgeno em humanos devido ao uso dos filtros solares orgânicos (químicos), além disso todas as matérias-primas passam por um rigoroso processo de teste antes de antes de serem liberados para uso em produtos para proteção solar.

Os benefícios de usar qualquer protetor solar superam largamente o risco dos efeitos de sua não utilização.

Independente se optar pelo filtro orgânico ou inorgânico todos os especialistas são unanimes em afirmar que o ideal é usar um protetor solar de amplo espectro, lembrando que, um alto FPS não significa alto espectro de proteção, para que o filtro seja eficiente, ele deverá oferecer proteção contra os raios UVA e UVB.

Saiba mais sobre radiação UVA e UVB em Anatomia dos Cosméticos – Protetores solares.

Legislação Brasileira

A ANVISA emitiu a resolução RDC n°47 de 16 de março de 2006 onde lista os filtros UV permitidos para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumarias no Brasil, bem como a concentração máxima de uso permitida para cada um deles, para consultar os produtos permitidos e suas concentrações máximas de uso, clique aqui.

 

 

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

Um comentário em “Como os filtros solares funcionam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *