Jamsu, a técnica coreana para fixação de maquiagem.
Recentemente fizemos um post sobre tecnologia cosmética e um dos pontos curiosos foi a diferença dos costumes de consumo entre os países, enquanto nós brasileiros somos obcecados com produtos para cuidados capilares, países como a Coreia do Sul e o Japão, gastam aproximadamente 50% do orçamento dedicado aos cosméticos em produtos para o cuidado com o rosto.
Os produtos faciais na Coréia do Sul são famosos mundialmente, tanto é que são conhecidos como K-Beauty (guarde esse termo, pois num futuro próximo ouviremos muito sobre ele).
E é da Coréia do Sul que veio essa técnica de fixação de maquiagem, o Jamsu.
잠수 (Jamsu)
A tradução de Jamsu é “mergulhar” ou “submergir”.
A tendência começou com uma blogueira de beleza japonesa em setembro passado, mas tornou-se incrivelmente popular na Coréia por seu método para ajudar a sua pele ficar mate e impecável.
Apesar disso não é um técnica nova, pois a medicina ayurvédica já preconiza que a água gelada funciona muito bem para ‘acordar’ a pele.
Como fazer
A técnica parece bem exótica, mas é muito simples, você irá usar:
- Primer e/ou hidratante;
- Base;
- Corretivo (se usar);
- Talco de bebê ou pó translúcido;
- Um tijela, que caiba o seu rosto;
- Água gelada;
- Toalha.
Com o rosto limpo aplique o primer ou o hidratante, base ou BB cream e corretivo. Em seguida, aplique pó solto, ou talco de bebê usando uma esponja ou uma escova de maquiagem densa em certas áreas do rosto, principalmente na área T. Aguarde 30 segundos para o pó se fixar na pele e, em seguida, é hora de mergulhar.
Bota a cara no gelo, mana!
Encha uma tigela com água fria (se quiser pode colocar algumas pedrinhas de gelo) e coloque o seu rosto nele por 30 segundos. É mais que tempo suficiente para que a magia aconteça! Finalmente, seque suavemente o rosto com uma toalha. A pele vai ficar com uma aparência aveludada, sem brilho. Assim que a pele estiver completamente seca, pode continuar a maquiagem.
Porque funciona?
O Jamsu funciona porque a base, primer, filtro solar são todos a base de óleo em sua composição e o pó com a água irão selar a maquiagem no rosto por mais tempo e sem derreter.
Para as altas temperaturas é uma ótima alternativa, para usar principalmente para o trabalho em que ficamos expostos a diferentes temperaturas no decorrer do dia.
Mas o grande ‘segredo’ da técnica é a água gelada, pois ela estimula o crescimento celular, aumenta a circulação e promove o fechamento dos poros.
Vantagens e desvantagens
Prós:
- O rosto vai bem lisinho;
- Os poros diminuirão devido o efeito da água fria;
- A pele fica com efeito matte;
- O efeito tem duração prolongada;
- Ao aplicar o resto de sua maquiagem, os pós tem um deslizamento suave;
Contras:
Antes de mais nada, não se trata de um campeonato de apnéia, então nada de ficar muito tempo com o rosto na água, o recomendado é 30 segundos para peles oleosas e 15 para peles mais secas.
- Não é indicado para crianças, adolescentes, pessoas com hipersensibilidade a pós ou problemas respiratórios;
- É Jamsu não Kabuki, por isso não é pra deixar o rosto ultra branco, uma leve camada de pó já é suficiente para selar a maquiagem;
- Por se aplicar uma camada muito fina de pó, pode ser aplicado em peles de todos os tons;
- Não é necessário que se use maquiagem á prova d’agua.
Alternativas mais viáveis
Se a ideia de enfiar o rosto numa tijela de água fria pela manhã, não parece nada interessante, existem alternativas mais simples e com menos bagunça para fazer um Jamsu.
Faça a primeira etapa do processo e ao invés da tijela, borrife água termal no rosto, da marca Avene, e por estar acondicionado numa embalagem spray (que fica em temperaturas mais baixas) dá uma refrescância na pele.
Saiba mais sobre tecnologia dos aerossois aqui.