Mapeamento Facial, o que a acne está querendo te falar
Terapias alternativas, como medicina chinesa e a reflexologia, defendem que certas zonas do rosto representam áreas internas do corpo humano. Essa abordagem envolve um dos temas que trabalhamos por aqui recentemente: a acne.
O mapeamento de rosto para a acne não é uma ciência exata, mas atrai a atenção e curiosidade de muitos pela lógica apresentada.
O que é o mapeamento facial?
Mapeamento facial é um antigo método utilizado na medicina chinesa e indiana que se concentra em observar as áreas do rosto como testa, queixo e nariz, além do peito, partindo da crença de que ao monitorar estas áreas é possível decifrar o que está acontecendo dentro do seu corpo e assim explicar por que, por exemplo, a acne ocorre repetidamente nas mesmas regiões.
Esta não é de maneira nenhuma uma resposta definitiva para a guerra contra a acne, mas é um bom começo para a um estágio de autoconhecimento que pode levar à mudança física.
Mas vale lembrar: a higiene, dieta, hormônios e até mesmo a genética têm seu papel nas causas da acne.
Testa: Aparelho digestivo
Acne e espinhas nessa região podem estar relacionadas à má disgestão e à ingestão insuficiente de água.
Como diminuir as espinhas?
Aumente o consumo de água para pelo menos 8 copos por dia, reduza o consumo de bebidas gasosas (refrigerantes) e derivados de cafeína, substitua por chá de ervas. Vale lembrar que o chá verde, assim como o chá mate, também tem altas doses de cafeína.
Faça um diário alimentar para identificar quais grupos de alimentos que fazem aumentar as espinhas. Por exemplo, se você consumir uma grande quantidade de produtos lácteos e, em seguida, aparecerem cravos e espinhas, você pode ter alguma forma de intolerância à lactose, e isso está afetando sua digestão.
Nariz: Coração e pressão sanguínea
De acordo com a medicina chinesa, o nosso nariz está ligado ao coração. Segundo ess linha, relacionada à circulação sanguínea, as espinhas também podem ser uma indicação de pressão arterial elevada.
Como tratar?
Reduza, ou elimine, a ingestão de bebidas energéticas. Consuma alimentos com baixo a moderado índice glicêmico como nozes, aveia e bananas. Reduza a ingestão de sal, consuma mais frutas e legumes. Reduza o consumo de álcool.
Ente os olhos: Fígado
Qualquer vermelhidão ou descamação nesta área está ligada ao seu fígado.
Reduza a ingestão de alimentos gordurosos como queijo, manteiga, creme e óleos;
Não faça refeições pesadas tarde da noite, pois estudos têm demonstrado que o metabolismo do corpo começa a abrandar à noite e a digestão seria uma sobrecarga. Evite comer antes de deitar, pois como o metabolismo estará mais lento, isso acumulará as toxinas.
Tente fazer as refeições antes das 21h00, optando por, preferencialmente, jantar até as 19h00. Coma frutas e verduras, evite álcool e cigarros e a ingestão de gordura.
Maçãs do rosto: Pulmões
As maçãs do rosto estão ligadas aos pulmões, se aparecer cravos e espinhas nessa região, pode estar relacionado ao tabagismo ou ao tabagismo passivo. Pessoas que moram ou trabalham em locais com alta poluição também estão propensos a ter mais espinhas nessa parte do rosto.
Além disso, tiver o hábito de dormir de lado, ou usar muito o celular, os germes e a sujeira (por exemplo das mãos no rosto) podem entupir os poros nesta região e causar espinhas.
Como evitar?
Troque a roupa de cama pelo menos uma vez por semana. Higienize o celular diariamente. Mantenha as mãos sempre limpas, higienizando com atenção as pontas dos dedos e unhas. Inclua em sua dieta alimentos como couve, couve de bruxelas e abóbora.
Queixo: Aparelho reprodutor e excretor
Mudanças hormonais podem causar acne, o que pode ser minimizado pelo consumo constante de água, e algumas porções de folhas escuras. Porém, se você tem acne nessas áreas de forma constante, marque um horário com seu clínico geral ou com o ginecologista, para uma eventual necessidade de reposição hormonal (ou mesmo a troca ou indicação de pílula anticoncepcional).
Uma curiosidade defendida pelas terapias alternativas é que o aparecimento de acne nessas áreas indicam o período da ovulação, e também o lado do ovário que está ovulando.
A baixa quantidade ou qualidade de sono ou o estresse também podem causar espinhas, portanto tente ter cerca de 6,5 a 8 horas de sono por noite.
A parte inferior do queixo está ligado ao seu intestino delgado e rins, reduza o consumo de alimentos gordurosos e beba bastante água.
Bebidas diárias probióticas, frutas, legumes, peixes e sementes ajudarão a manter um intestino saudável. Ingerir muita água e comer alimentos ricos em ômega-3 ajudam a manter os hormônios em estáveis.
Pescoço e peito: Stress
Espinhas nessa região indicam geralmente estresse.
Evite roupas com tecidos sintéticos, facilitando que a pele respire melhor, evite usar sprays e perfumes na área. Coma, aspargos, amêndoas e atum.
Lembre-se:
As causas da acne listadas para cada área do rosto são indicadores gerais e podem não se aplicar a todos os casos. Por exemplo, só porque lhe apareceu uma espinha na testa, não significa que tem algum problema no fígado.
A maior parte das soluções sugeridas concentram-se mais no estilo de vida e na dieta do que em tratamentos tópicos. A limpeza da pele é imprescindível.
Seja qual for seu caso de acne, algumas regras gerais não mudam: lave o rosto pelo menos duas vezes ao dia (de manhã e à noite), pois isso manterá a pele limpa e evitará o aparecimento e propagação de novas erupções da pele. Um estilo de vida saudável (alimentação e sono) tendem a complementar a saúde da pele.
Comprei aquela mascara preta que tiras os cravos por apenas 4,99, não sei como tem pessoas que pagam caro….. é só pesquisar!
Eu gostei do resultado, minha pele ficou limpinha…to deixando o link da loja, só não sei até quando vai a promoção
Jamais será como uma limpeza de pele feita por esteticista com avaliação prévia e corretamente realizada, o resultado é completamente diferente.