Cuidados com a pele masculina
Comparando a pele de um homem com a de uma mulher detectamos diferenças significativas a olho nu.
A capacidade de crescer a barba é apenas uma distinção óbvia, entre muitos outros aspectos que não são tão evidentes.
De um ponto de vista estrutural, algumas das diferenças incluem a espessura da pele, a densidade de colágeno, perda de colágeno, textura e hidratação.
Neste texto, trataremos de cada um desses aspectos mais detalhadamente.
Espessura da pele
A espessura da pele varia de acordo com o local, idade e sexo da pessoa. Além disso, os andrógenos (isto é, a testosterona) causam um aumento da espessura da pele, o que explica porque a pele de um homem é de cerca de 25% mais espessa do que a de uma mulher.
A pele do homem também se afina gradualmente com a idade, enquanto que a espessura da pele de uma mulher permanece com a espessura constante até cerca de cinquenta anos de idade.
Mas mesmo nelas, após a menopausa, a pele vai afinando significativamente, e continuará de acordo com que envelhece.
Densidade de colágeno
Independentemente da idade, os homens têm uma densidade de colágeno maior do que as mulheres e esta é a razão para a espessura da pele.
Pesquisadores acreditam que a densidade de colágeno maior, é a explicação para que no geral as mulheres pareçam envelhecer mais rapidamente do que os homens da mesma idade, isso considerando o envelhecimento intrínseco (a que é geneticamente programada) da pele.
Claro que a exposição à luz solar interfere no envelhecimento da pele e isso, combinado com o fato de que os homens não terem o hábito de utilizar o protetor solar tão frequentemente como as mulheres, pode ser um dos responsáveis pela aceleração do envelhecimento extrínseco (causadas pelo estilo de vida), o que pode acrescentar anos à pele de um homem e diminuir benefício de envelhecimento intrínseco mais lento.
A perda de colágeno
Os sinais físicos do envelhecimento nas pessoas, tais como rugas e flacidez, estão intimamente relacionados com a quantidade de colágeno na pele.
Tanto homens como mulheres após o 30º aniversário, perdem cerca de 1% de colágeno por ano.
Nas mulheres, no entanto, a perda aumenta significativamente nos primeiros cinco anos após a menopausa, em seguida, a perda desacelera a uma perda para 2% ao ano.
Textura
Do ponto de vista superficial, a textura da pele de um homem é muito diferente do que uma mulher. A textura é mais áspera. Há também uma diferença na composição do sebo e a sua produção, com tendência à pele oleosa. Após a puberdade, a produção de sebo é maior nos homens do que nas mulheres, esse é um dos fatores que os homens possuem mais tendência a ter a pele acneica.
As células das glândulas sebáceas de um homem têm receptores para andrógenos, o que explica por que eles produzem mais sebo. Curiosamente, vermelhidão, a proliferação das glândulas sebáceas e inchaço da pele do nariz, (uma condição conhecida como rinofima que é encontrada em casos extremos de rosácea) é mais presente nos homens. Não se sabe ao certo, se esta condição está relacionado pelos androgénios ou a produção de sebo.
Hidratação
A puberdade estimula o aparecimento de pêlos faciais nos homens e dá origem a secreção de suor. Eles têm mais ácido láctico no seu suor, o que representa um pH mais baixo (abaixo 0,05) quando comparado com o suor do sexo feminino.
Homens também suam mais do que o dobro que as mulheres e são mais propensos a suar, que é induzido pelo aumento da temperatura do corpo.
No entanto, a pele masculina parece ser melhor hidratada do que as mulheres, o que uma é sorte, uma vez que os homens são menos propensos a aplicar um hidratante para seu corpo ou rosto. Talvez o excesso de transpiração e de produção de ácido láctico, um umectante natural presente na pele, seja o responsável pelos níveis de hidratação da pele corporal.
Cuidados com a pele masculina
A saúde da pele do homem é tão importante quanto da mulher. A diferença está nos produtos que são utilizados.
Pele Oleosa/Acneica:
Sabonete Epidac OC – Mantecorp: Produto disponível em barra ou líquido, Limpa a pele controlando a oleosidade, sem deixar com a sensação de ressecamento
Sabonete Anti Acne – Granado: Formulado com Ácido Salicílico e Enxofre (10%). Promove limpeza e uma assepsia profunda na pele.
Clinique For Men – Clinique: Kit com sabonete, esfoliante facial, tônico e sabonete para controle de oleosidade.
Proteção Solar:
Mesmo com barba, os homens necessitam de proteção solar no rosto, escolha produtos com toque seco ou indicado para peles acneicas.
Desodorante Antitranspirante 48 horas – Soffie: Mesmo sendo em creme não mancha as roupas e nem deixa a pele com sensação pegajosa.
Pingback:Cuidados com a barba no verão - Beleza Masculina
ótimas dicas, gosto muito de me cuidar e seu blog tem ótimas informações, parabéns!