Tipos de Pele – Oleosa
A pele é o maior orgão do corpo humano muito mais complexo do se que aparenta. A pele constituí 16% do nosso peso corporal. A sua função principal é a proteção do organismo das ameaças externas físicas. No entanto, ela tem também funções imunitárias, é o principal órgão da regulação do calor, protegendo contra a desidratação. Tem também funções nervosas, constituindo o sentido do tato e metabólicas, como a produção da vitamina D.
Cada pessoa tem um tipo de pele, resultante da combinação de três fatores:
- Quantidade de água – interfere na elasticidade da pele;
- Quantidade de lipídios – interfere na nutrição e suavidade;
- Nível de sensibilidade – determina a resistência da pele.
Os tipos de pele mais comuns são:
- Pele normal
- Pele seca
- Pele mista
- Pele oleosa
Semanalmente falaremos sobre os tipos de pele mais comuns e suas características, começaremos falando mais sobre a pele oleosa, uma das mais comuns e a que possui mais mitos, como efeito rebote, ou a falta da necessidade de hidratação.
Características
A pele oleosa tipo de pele que produz uma maior quantidade de óleo, isto é, as glândulas sebáceas devido a vários fatores (principalmente o fator genético) têm maior atividade do que nas pessoas com pele seca, normal ou mista, o que leva a uma maior quantidade de secreção de sebo. A glândula sebácea encontra-se anexada ao folículo piloso, e juntos formam a unidade pilossebácea.
A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que se vê em muitas pessoas. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas.
- Brilho excessivo constante na zona T (testa, nariz e queixo). Quando lavado, o rosto fica brilhante em menos de 3h.
- Pontos negros (comedões abertos), pontos brancos (comedões fechados), e eventualmente acne (é necessário ter pele oleosa para desenvolver acne, mas nem todas as peles oleosas são peles acneicas)
- Pele espessa
- Textura irregular
Fatores que causam a pele oleosa
- Predisposição genética
Há diversos genes implicados na regulação da produção de sebo, e por isso determinadas pessoas apresentam maior tendência para apresentar este tipo de pele.
- Idade e gênero
Entre 15 e 35 anos é a época com as pessoas produzem mais sebo, isso está relacionado a puberdade, com maior incidência nos homens.
- Clima
Por isso em lugares diferentes do mundo parece que a pele muda de tipo, ficando mais oleosa ou seca, variando a temperatura.
- Hormônios
- Hormônio masculino, testosterona e outros androgêneos: aumentam o tamanho das glândulas sebáceas e a sua atividade na síntese de lipídios
- Hormônio hipoglicemiante, insulina: aumenta o tamanho das glândulas sebáceas
- Hormônio Feminino, estrogênio: produção de sebo equilibrada
- Hormônio liberador de corticotropina, cortisol, aumenta o tamanho e a atividade das glândulas sebáceas na síntese de lípidios.
- Alimentação
Alimentos gordurosos (leite integral e derivados, chocolates ao leite, frituras, doces e sorvetes, manteigas, carnes gordurosas), bem como excesso de sal e açúcar tendem a aumentar consideravelmente a oleosidade da nossa pele, podendo aumentar a oleosidade da pele em zonas críticas.
- Não lave o rosto com sabonetes convencionais, pois eles retiram a oleosidade da pele em excesso;
- Limpe o rosto com produtos oil-free (livre de óleo)
- Use esfoliantes suaves, de preferência químicos com ácidos suaves.que contenham, alfa hidroxi-ácidos (AHA): ácido lático, ácido glicólico, ácido tartárico, ácido cítrico
- Ao invés de hidratante, opte por seruns indicados para o seu tipo de pele e necessidade específica, como antienvelhecimento, hiperpigmentação, hidratação, etc.
- Use filtro solar com indicação para pele oleosa, veja se no rótulo há menção sobre toque seco ou matificante.
Cuidados semanais
Faça uma máscara com argila verde, ela promove o bom funcionamento do metabolismo da pele e possui ação adstringente, estimulante e tonificante, tira as impurezas e ajuda a desobstruir os poros. O zinco, presente na composição bioquímica da argila verde, age nas glândulas e é um ótimo regulador de oleosidade.
A máscara caseira é muito simples de ser feita, com o rosto limpo, adicione de duas as três colheres de argila verde em pó (disponível para vende em farmácias de manipulação), adicione uma colher de água filtrada, misture até ficar homogênea, e aplique no rosto, evitando a área dos lábios e olhos. Deixa secar por aproximadamente 30 minutos e enxague o rosto com um sabonete indicado.
Pingback:Existe diferença entre cabelos de crianças e adultos? - Cosmethica
Pingback:Pele Masculina - diferença da pele da mulher - Cuidados
Comprei aquela mascara preta que tiras os cravos por apenas 4,99, não sei como tem pessoas que pagam caro….. é só pesquisar!
Eu gostei do resultado, minha pele ficou limpinha…to deixando o link da loja, só não sei até quando vai a promoção
Pingback:Qual o melhor peeling para meu problema de pele? - Cosmethica