Quanto tempo demora para que a sua pele se recupere de uma ressaca

Uma cervejinha gelada, uma caipirinha bem docinha, uma taça de vinho, um brinde com champagne e outros drinks, podem até ser rotineiros, mas aumentam de volume consideravelmente em períodos de festas e comemorações, como férias e final de ano.

Geralmente a nossa preocupação são nas seqüelas da ressaca no dia seguinte, como as dores de cabeça, fotossensibilidade à luz, enjoos e mal estar que podem estragar a continuidade da festa.

Mas é importante entender também quais são as consequências a médio e longo prazo que as bebidas podem acarretar para a pele, efeitos como ressecamento, aumento da oleosidade, chegando até o envelhecimento precoce.

Demora cerca de duas a quatro semanas para o seu corpo se regular após uma noite de bebedeira. É isso mesmo, pessoal: DE DUAS A QUATRO SEMANAS!!!

Um copo de caipirinha contém até 400 calorias de puro açúcar, que pode desencadear a acne, além de inflamação do revestimento do estômago que, por sua vez, dispara um sinal no cérebro para produzir mais testosterona.

Dias após a exageros na bebida, a pele fica mais opaca e as olheiras ficam mais intensas, e esse é um claro sinal de desidratação cutânea, que pode colocar a pele em risco de envelhecimento prematuro.

Álcool e a pele

O álcool é um diurético que desidrata todo o corpo (por isso a sede intensa que sentimos quando estamos com ressaca). 

Para metabolizar uma molécula de álcool etílico, são necessárias nove moléculas de água. 

Assim, quando não há água suficiente de fácil obtenção, ela começa a ser retirada de tecidos periféricos (a pele é o maior deles). O álcool drena a umidade da pele e provocando a perda de nutrientes vitais deixando sua aparência opaca, ressecada e com descamação.

Pele oleosa

A álcool é um agente dilatador dos vasos sanguíneos, o que provoca alterações nas células da pele. O resultado é uma série de problemas, que vão desde o envelhecimento precoce até dermatite seborréica, aumento de incidência de caspa e da oleosidade no rosto.

Rosácea

Por ser um vasodilatador a ingestão constante de álcool pode romper pequenos vasos sanguíneos no rosto, podendo causar rosácea.

Envelhecimento Precoce 

O álcool acelera a produção de radicais livres, os quais por sua vez, estimulam ao processo de estresse oxidativo, que culmina, entre outros danos, na degradação do colágeno cutâneo (proteína que garante firmeza e elasticidade à pele), causando rugas e envelhecimento precoce da pele.

Beba moderadamente

Então, para não ter a pele oleosa com linhas de expressão e pele flácida, o ideal é evitar todo o tipo de bebida alcóolica? 

Na verdade, a chave está na moderação, não exatamente na abstinência!

Beber esporadicamente não é um problema, mas o consumo regular, habitual e excessivo é! 

Como manter a pele bonita sem abrir mão do estilo de vida:

  1. Antes de se jogar ‘nos bons drinks’ é fundamental estar bem hidratado: a água auxilia na circulação sanguínea e elimina as toxinas. Então,  uma boa estratégia é beber um copo de água toda vez que você tomar uma bebida alcoólica.
  2. Esfoliação: no dia seguinte, lave o rosto com sabonete neutro e faça uma esfoliação leve para aumentar a circulação, isso fará uma diferença, pois ajudará a “acordar” a pele. O esfoliante Korres Wild Rose Esfoliante é indicado para uso diário que ajuda a regenerar a pele, a pele fica mais radiante, hidratada e suave.
  3. Hidratação: utilize um hidratante facial com antioxidantes e FPS como o Neutrogena Sun Fresh Protetor Solar FPS 50, e a pele ficará protegida e com toque seco.

Além dessas dicas para manter a pele saudável não se esqueça, antes de dormir é importante retirar a maquiagem, isso evita a ocorrência da acne cosmética, resultado da obstrução dos poros.

Para quem tem olheiras, vale lembrar que este problema muitas vezes tem origem genética, mas pode ser agravado em muito por noites mal dormidas e por alterações circulatórias relacionadas ao uso excessivo de álcool.

Cuidados mais específicos variam de acordo com a idade, o sexo e os hábitos pessoais e devem ser orientados pelo seu dermatologista.

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

Um comentário em “Quanto tempo demora para que a sua pele se recupere de uma ressaca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *