Dossiê Pele Seca
Ontem foi o primeiro dia de inverno no hemisfério sul, devido a “sofrência” que o verão vem causando nos últimos anos, quando chega o frio ele é comemorado com muito entusiasmo pela maioria das pessoas (sou uma delas).
E inverno é isso né gente? Chocolate e café quentinho, sono mais gostoso (acordar nem tanto), banhos mais quentes, pessoas mais bem vestidas…
Além disso o inverno trás um desconforto, a pele fica mais seca!
A pele seca, ou muito seca, é frágil e facilmente irritável por natureza. O seu ressecamento está na origem de desconfortos cutâneos como a sensação de picada e de repuxamento. A pele do corpo também pode apresentar, em algumas partes, falhas e fissuras; tendência para descamar e para o aparecimento de rugas.
No frio, suamos menos e as células que produzem o manto hidrolipídico da pele não são tão requeridas como no verão, além disso temos o hábito de tomar banhos quentes e demorados, que diminuem ainda mais a proteção natural da pele por isso ela fica mais seca.
Agentes causadores da pele seca
A pele seca acontece nas pessoas por vários fatores, que podem ocorrer isoladamente ou uma combinação delas:
- Genética
A pele seca pode ser herdada, manifestando-se desde muito cedo determinadas pessoas dispõe geneticamente de uma quantidade menor de lípidios na camada externa da pele. Sabemos, por exemplo, que as pessoas de pele negra têm maior tendência a ter pele seca, principalmente no corpo e o rosto é mais oleoso.
Leia sobre cuidados para a pele negra, aqui.
- Envelhecimento
A partir dos 30 anos a pele vai ficando gradualmente mais fina, intensificando-se ao redor dos 40 e 50 anos, justamente no período menopáusico. Com o tempo acontece ainda o achatamento das pupitas dérmicas, diminuição da celularidade e alterações no colágeno e na elastina. Mulheres menopausadas costumam reclamar de pele seca, fina e enrugada.
- Uso de detergentes
O uso diário de detergentes, álcool, produtos de limpeza e água quente, retiram constantemente a camada lipídica natural da pele, por isso o uso de luvas é importante para a saúde e a beleza da pele das mãos.
Isso também se aplica ao uso de sabonetes e a banhos muitos quentes e prolongados.
- Condições climáticas
Agosto é considerado o auge da seca do inverno no Brasil. Falta de chuva, umidade do ar muito baixa e fumaça no ar, por conta do aumento das queimadas, são problemas comuns em muitas áreas de todas as regiões do país. Além disso locais com ar condicionado fazem com que a pele perca a água mais rapidamente.
- Stress
Um estudo publicado na PubliMed indicou que o estresse tem um efeito negativo sobre a função de proteção que a pele exerce, resultando em perda de água, o que inibe a capacidade da pele de reparar-se após uma lesão.
O estresse também diminui a hidratação natural da pele, tornando-a seca e áspera, podendo provocar eczemas com prurido, descamação e eritema.
Como cuidar da pele seca no inverno
A rotina de cuidados deve ser diária para evitar o desconforto no inverno, mas quem tem pele seca pode seguir essa rotina também no verão!
Limpeza
Opte por leites de limpeza e água micelares que limpam suavemente a pele sem a retirada intensa da camada lipídica do rosto.
Conhece o mecanismo de ação das águas micelares? Temos um post explicando tudinho!.
Hidratação
Os hidratantes tem duas funções principais: reter a umidade da pele, ou restaurar a hidratação perdida.
Mas com tantas opções de loções e cremes disponíveis no mercado, às vezes pode ser complicado decidir qual é a mais indicada para sua necessidade, mas basicamente existem três categorias de hidratantes, saiba mais lendo nosso post especial sobre hidratantes.
O creme hidratante corporal é indispensável para lutar contra a pele seca. Permite restaurar o filme hidrolipídico e devolver à pele a suavidade e o aspecto liso. Deve ser aplicado diariamente, sobretudo após o banho. Quanto ao creme de mãos, deve ser usado várias vezes ao dia, sempre que necessário, sobretudo no Inverno.
Proteção Solar
Sim, a grande chave para retardar o processo de envelhecimento da pele está na proteção solar e é independente da estação do ano, pois a emissão dos raios UV agem durante o ano todo.
Calcanhares, cotovelos e joelhos
Calcanhares, cotovelos e joelhos ásperos são característicos de pessoas que têm a pele mais ressecada. Em todos esses casos, o tratamento pode ser o mesmo, utilizando hidratantes mais potentes, produtos á base de uréia, alantoina, ácidos hialurônicos, os alfa-hidroxiácidos, silicone, ou mesmo produtos industrializados próprios para esse fim.
O produto deve ser passado diversas vezes ao dia e, também, pode ser usado no local e depois envolto com um plástico, para que haja um abafamento e uma ação mais intensa do mesmo.