5 coisas que aprendi com Dr. Pimple Popper
A Dra Sandra Lee, também conhecida como Dr. Pimple Popper (em português, algo como Dr. Estoura Espinha) é uma dermatologista e cirurgiã plástica radicada em Los Angeles, de uma família de médicos (o pai e o marido também são dermatologistas), que resolveu usar as redes sociais para divulgar seu trabalho e acabou criando um canal que já foi descrito como “ai-que-nojo-mas-não-consigo-parar-de-assistir“.
É isso aí… Seus canais no Youtube e no Instagram, com mais de 2 milhões de inscritos em cada plataforma, mostram procedimentos menos (ou às vezes mais) invasivos para extração de cravos, espinhas, cistos e outros incidentes dermatológicos.
ATENÇÃO: Se você tem estômago fraco, não clique nos vídeos.
Independente da diversão, sim eu acho super divertido assistir isso, eu ainda aprendi algumas coisas com a Dra. Sandra Lee:
1- Diferença entre cravo, cisto e lipoma
Primeiramente aprendi que cravo não é sujeira! É uma combinação de pele, queratina e oleosidade natural, que fica depositada em um poro e é potencializada pela exposição solar. Já um cisto pode ter várias origens como um trauma e até ser a progressão de um cravo, o material interno é o mesmo a diferença é que ele é envolto por uma membrana.
Um lipoma é uma protuberância gordurosa que cresce sob a pele, apesar de ser um tumor não é cancerígeno e inofensivo. Só requer tratamento se for muito incômodo, causar dor ou ficar muito grande.
2- Toda manchinha deve ser investigada
Manchas estranhas e que parecem crescer devem ser investigadas, pode ser um melanoma – tipo de câncer de pele muito agressivo com potencial para se espalhar por outras áreas do corpo. Em algumas situações pode estar numa região mais superficial da pele pode ser retirada completamente.
3- As pessoas procastinam com os cuidados com a pele
Os cistos e lipomas sendo indolores e benignos às vezes levam anos para serem retirados, o problema é que o tamanho deles pode crescer tanto que passa a ser um incomôdo estético e psicológico. No caso dos cistos, quanto maiores mais fina fica a membrana que se não for totalmente retirada volta a se preencher, o do vídeo abaixo cresceu durante 10 anos!
4- Ver a extração dessas coisas é relaxante!
Bem, 2 milhões não podem estar errados! Segundo a própria Doutora Lee muitos assinantes do canal deixaram até de cutucar os próprios cravos e espinhas evitando machucar a própria pele!
5- Solidariedade não tem hora nem lugar
É importante dizer que os pacientes que aparecem no canal são tratados pro-bono, ou seja, gratuitos porque o convênios não cobrem procedimentos considerados estéticos. Em troca do trabalho as pessoas abrem mão dos direitos de imagem mas tem suas identidades protegidas por pseudônimos.
Para tornar o trabalho um pouco mais interessante para ela e menos doloroso para os pacientes ela conversa com essas pessoas e é aí que a coisa fica interessante, porque passamos a ouvir histórias de vida nos aproximam.
E num desses atendimento dos pacientes da Dra. Lee, que conhecemos a história de um senhor de 90 anos apelidado Pops, além de ter muitos cravos no nariz ele tem uma história tocante. Em sua primeira consulta ele – recém viúvo depois de 70 anos de casamento – estava com dificuldades emocionais e financeiras pois teve que se mudar para um asilo e se sentia muito incomodado com a situação.
Através de uma conta fãs da Dra. Sandra fizeram um financiamento coletivo pois se emocionaram com a história e doaram 12.000 dólares que o ajudaram a voltar para a casa onde viveu toda e vida com sua querida esposa.
Update: A história de Pops aconteceu em meados de 2015, infelizmente soubemos que ele faleceu em novembro de 2016, mas é bom saber que de alguma forma ele estava mais feliz.
Veja também: