Fato ou boato: Poros abrem e fecham?

Em vários comerciais de produtos faciais, principalmente destinados a pele oleosa a expressão “fechar os poros” é muito usada.

Mas isso é verdade?

Não. Por não serem controlados pelos músculos não existe essa possibilidade, os poros não abrem nem fecham. A expressão mais correta ao invés de poros abertos é usar poros dilatados.

Mas vamos dar um passinho para trás e vamos entender melhor sobre eles!

O quê são poros?

Poro é na verdade a abertura de um folículo piloso.Os poros são naturalmente muito pequenos, quase invisíveis a olho nu, mas há glândulas sebáceas que vivem na base do folículo e podem crescer demais, tornando os poros maiores e mais perceptíveis. Isso geralmente começa na puberdade e parece que nunca pára!

Por que os poros de algumas pessoas são muito mais visíveis do que outros?

O tamanho dos seus poros é principalmente devido à genética e hormônios. Você não tem controle sobre sua genética, mas há muito que você pode fazer para ajudar a dilatação deles.

Mas…uma vez dilatado, sempre dilatado?

Felizmente,  os poros dilatados não são permanentes. Existem alguns produtos que podem ajudar a limpar os poros e impedir que eles fiquem expostos novamente. Primeiro, um esfoliante granular (físico) pode ser usado no final do banho para ajudar a soltar as obstruções. Usar ao final do banho é aconselhável, porque o calor da água e do vapor realmente deixa as sujidades mais amolecidas, permitindo que o limpador remova as obstruções. Após o banho, recomenda-se utilizar produtos com ingredientes como ácido salicílico, niacinamida, cafeína e retinol podem ter um excelente impacto no tamanho dos seus poros. Tomar suplementos antioxidantes como a niacinamida, o zinco, o cobre e o ácido fólico por via oral também podem ser muito útil, pois eles têm efeitos antioxidantes e cicatrizantes poderosos.

Receitas caseiras surtem algum efeito?

Máscaras caseiras podem ter um efeito temporário, mas não duradouro. Opte por esfoliantes suaves como fubá e açúcares, mas sempre os feitos na hora e por questões de segurança, nunca armazene misturas caseiras.

Lembrando que:

Opte por esfoliantes físicos com esferas biodegradáveis como sal, açúcar ou sementes, pois os esfoliantes com plástico são prejudiciais ao meio ambiente.

Como saber se tem esfoliante plástico?

A melhor maneira de saber se o seu produto contém plástico é olhando a composição do produto, no rótulo. Normalmente, as empresas utilizam outros nomes para identificar o material, como polietileno e polipropileno. Como a ANVISA recomenda que os nomes dos componentes estejam de acordo com o INCI Name, estes nomes podem estar presentes nos rótulos:

Polyethylene, polypropylene, polyethylene terephthalate, polytetrafluoroethylene, polymethyl methacrylate e nylon.

Proteção Solar sempre!

Além da proteção contra câncer de pele, se você tem poros grandes, há muitas formas que você pode tomar para ajudá-las a parecer menores e evitar que elas aumentem. A coisa mais importante que você pode fazer é usar protetor solar todos os dias. O sol desidrata a pele e fazendo com que as glândulas sebáceas secretem mais óleo, dessa forma os poros parecem maiores. Algumas pessoas ficam bronzeadas porque acreditam que o bronze mascara os poros, mas esse é um efeito temporário, e no não-longo prazo, os poros ficarão maiores, assim como o aparecimento de cravos e espinhas devido ao excesso de óleo presente na pele.

 

Christina Santos

Desde criança sou apaixonada por cosméticos, a brincadeira se tornou algo sério, minha carreira profissional sempre foi dedicada para pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Todo ano aparecem novidades e novas aplicações e sempre busco descobrir algo novo para passar a informação de maneira descomplicada e de fácil compreensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *