Proteção solar e Vitamina D
Todos nós precisamos de vitamina D. Ele estimula o crescimento ósseo, e sem ele estaríamos em alto risco de doenças como a osteoporose.A vitamina D também dá um impulso importante para o sistema imunológico, e alguns na comunidade médica acreditam que pode ajudar a evitar qualquer número de doenças, enquanto uma deficiência D pode resultar em várias doenças, como diabetes e câncer.
A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano que
Apenas cerca de 20% das necessidades corporais diárias são supridas pela alimentação, fato que a torna diferente das demais vitaminas, que geralmente precisam ser adquiridas através da dieta.
A vitamina D obtida a partir da exposição ao sol, alimentos e suplementos é biologicamente inerte e deve ser submetido a duas hidroxilações no corpo para a ativação. A primeira ocorre no fígado e converte a vitamina D em 25-hidroxivitamina D [25 (OH) D], também conhecida como calcidiol. O segundo ocorre principalmente no rim e forma a 1,25-dihidroxivitamina D fisiologicamente activa [1,25 (OH) 2 D], também conhecida como calcitriol.
Benefícios e ausência da vitamina D em nosso organismo
Manter quantidades adequadas da vitamina é essencial para a sua saúde óssea, pois avitamina D ajuda a manter os ossos fortes, regulando os níveis de cálcio. A deficiencia da vitamina D, pode resultar em dores musculares, fraqueza muscular e dor óssea. Em casos graves, redução da absorção de cálcio, aumentando o risco de deformidades esqueléticas, osteoporose e fraturas. Além disso a deficiência de vitamina D tem sido implicada como fator de risco no desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o câncer de mama, câncer colorretal, melanoma, câncer de ovário, câncer de próstata e também com relação ao câncer de esôfago, porém, os dados existentes são controversos.
O protetor solar atrapalha na absorção de vitamina D?
Esse assunto ainda é muito controverso e divide tanto especialistas como a população, mas se avaliarmos os riscos, de acordo como o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de novos casos para 2016 é de 5.760 pacientes, sendo 3 mil homens e 2.670 mulheres de câncer de pele, enquanto a absorção de Vitamina D pode ser feita além de exposição solar via suplementos nutricionais.
Para saber mais sobre a prevenção de câncer de pele clique aqui.
A melhor forma de absorção da vitamina D é através da exposição solar, os protetores solares com alta fator de proteção são desenvolvidos para filtrar a maior parte da radiação UVB do sol, uma vez que os danos UVB são a principal causa de queimaduras solares e podem levar a câncer de pele. Os comprimentos de onda UVB são específicos e acionam a produção de vitamina D na pele.
Protetor solar não bloqueia completamente os raios UVB
Uma das explicações para isso aconteça pode ser que não importa quanto protetor solar você usa ou quão alto seja o FPS, alguns dos raios UVB do sol atingirão a pele. Um protetor solar FPS 15 filtra 93%, FPS 30 filtra 97% e FPS 50 filtra 98% dos raios UVB. Isso deixa uma faixa entre 2 a 7% de UVB solar atingindo sua pele, mesmo com protetores solares de alto FPS, garantindo a absorção diária da vitamina D.
Estudos nunca descobriram que o uso diário protetor solar leva à insuficiência de vitamina D. Na verdade, as pessoas que usam protetor solar diariamente podem manter seus níveis de vitamina D.
UVB é o principal responsável pelas queimaduras solares, e pela absorção de vitamina D. enquanto os raios UVA, penetram na pele que mais profundamente, e está relacionado com as rugas, flacidez e outros efeitos do envelhecimento induzida pela luz (fotoenvelhecimento).
A verdade é que não é necessário muita exposição solar para que o corpo produza vitamina D. Mesmo entre os defensores mais comprometidos da exposição ao sol sem proteção recomendam não mais do que 10 a 15 minutos de exposição aos braços, pernas, abdômen e costas, duas a três vezes por semana.
Referências:
Vitamin D Fact Sheet for Health Professionals. National Institutes of Health Office of Dietary Supplements. Acesso 05 março 2017.
Vitamina D: conheça os benefícios e como obter essa substância. Acesso em 06 março 2017.
Sun protection and Vitamin D. Skin Cancer Foundation, Acesso em 05 março 2017.
Vitamina D e o Câncer, Associação Médica do Rio Grande de Sul. Acesso em 06 de março 2017.
Pingback:Cuidados e tratamento para Unhas Fracas - Dicas de Expert