Pule o inchaço e o cansaço das pernas neste carnaval

Calçados apertados, banhos muito quentes, descanso de menos, alimentação inadequada, ingestão de álcool estão entre os principais fatores que causam desconforto nas pernas. Preciso relacionar isso aos dias de feriado prolongado nos quais queremos aproveitar tudo ao máximo? Não, né? Com Carnaval então, nem preciso linkar, basta pensar em feriado e verão para pensarmos no quanto abusamos do nosso corpo nestes dias!

– Mas, Sam, aqui vocês não falam de cosméticos?

Falamos, também, mas a idéia do Cosmethica é trazer um olhar científico aos produtos que estão no nosso cotidiano, esmiuçando seus rótulos – daí a hashtag #abelezaportrásdorótulo, que nos segue nas redes sociais – e por isso tudo que tem a ver com bem estar é valioso e merece nossa atenção.

Nossos pézinhos merecem atenção, pois nos aguentam dia após dia. E, em algumas ocasiões, como o Carnaval, suportam uma maratona de dias, noites e madrugadas, né?

Pernas e pés são bastante exigidos durante a maratona de folia no sambódromo, atrás de um trio elétrico, na rua em bloquinhos ou dançando no salão.

E como evitar as “pernas cansadas”?

Em primeiro lugar, vale explicar, não é frescura, tem uma explicação científica para essa sensação.

Temperaturas mais altas favorecem a dilatação das veias das pernas, o que significa que elas terão que ‘lutar’ para bombear o sangue de volta para o coração. Essa dificuldade no retorno venoso propicia a formação de edema e, consequentemente, a sensação de dor e cansaço nas pernas”, explica Dra. Rebeca Nadaluti, farmacêutica especialista em cosméticos da Legrand.

Medidas simples são capazes de prolongar a sua diversão e pular o Carnaval até o último minuto, sem que nenhum desconforto atrapalhe e, de quebra auxiliam na voltar à rotina pós-festa:

  • Para amenizar o inchaço nas pernas, a principal orientação é repousar com as pernas para cima. Isso faz com que o sangue e a linfa retornarem para o coração com mais facilidade, evitando que a água fique acumulada nas pernas.
  • Se dedicar a pelo menos 30 minutos de exercício diariamente ajuda o retorno do sangue ao coração. Uma simples caminhada ou corrida se encaixam na rotina de qualquer um, até mesmo durante o período de folia!
  • Atenção à temperatura do banho: ela não deve ultrapassar 34°C para não comprometer a circulação. Para finalizar o banho, invista em um jato de água fria, começando dos tornozelos em direção às coxas, para energizar o retorno venoso.
  • Bebidas ricas em antioxidantes como o chá verde protegem os vasos sanguíneos e encorajam a circulação.
  • Priorize as fibras e vitaminas encontradas nas frutas e vegetais na alimentação e mantenha-se hidratado.
  • Diferentemente do que se imagina, o sódio não está apenas presente no sal de cozinha, mas também está nos doces, principalmente nos produtos industrializados, congelados, enlatados, sopas e macarrões instantâneos e refrigerantes (inclusive nas versões diet, light e zero). Quando consumimos alimentos ricos em sódio, a absorção de água pelos rins se intensifica. Ao ingerirmos mais líquidos, a pressão do sangue aumenta e, consequentemente, há o extravasamento deles para o espaço entre as células.
  • Se beber, não descuide! O álcool tem efeito vasodilatador, dificultando o caminho do sangue de volta ao coração. Por isso, aprecie com moderação.
  • Evite usar sapatos que apertem o peito do pé, um ponto chave para o retorno venoso. Sandálias muito planas, que esticam a panturrilha e impedem o músculo de contrair ativamente, também comprometem a circulação ideal do sangue.
  • Cuidado com a exposição solar. Não deixe pernas e pés sob o sol por muito tempo a fim de não dilatar as veias. Para a depilação, opte por outros métodos que não a utilização de ceras quentes pelo mesmo motivo apontado anteriormente.
  • Ficar parado na mesma posição, seja em pé ou sentado por muito tempo, prejudica a anatomia das veias, dificultando o retorno venoso, o que pode fazer o corpo inchar.
  • O estresse não rende apenas rugas! Quando nossos nervos estão à flor da pele, o nível do hormônio responsável pela retenção do líquido aumenta, juntamente ao inchaço e a sensação de cansaço.
  • Cremes com ativos derivados de vegetais e benefícios comprovados suavizam a sensação de peso nas pernas e também melhoram o tônus muscular já que estimulam a circulação e a produção de fibras de sustentação.

E tem dicas de produtos?

Tem.

“Extrato de arnica, castanha-da-Índia e os exóticos e eficazes Astragalus, Gilbardeira e Vara-de-ouro, associados ao mentol, são alguns dos ingredientes que podem estar presentes no seu cosmético para aliviar o desconforto”, explica Dra. Rebeca Nadaluti.

 

 

O creme que a Dra. indicou é o Pernas Cansadas da Everbe.

O que eu já usei e me ajuda muito – menos pela maratona de carnaval do que pela rotina de jornalista que trabalha sentada o tempo todo! – é o Gel creme desodorante para pernas e pés de Andiroba da Natura Ekos e o Gel Pernas e Pés Cansadas da Granado. A Mustela também tem uma opção bem legal para grávidas que, como já explicamos num texto aqui, não podem usar cânfora, o Creme Mustela de Conforto Instantâneo para Pernas 9 Meses.

Então, gente, salvem as dicas e cuidem-se! Boa folia ou bom descanso!

Sam Shiraishi

Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *