Shampoo com ou sem sal?
Shampoo com sal, shampoo sem sal
Durante anos as pessoas acreditam que o sal presente nos shampoos ressecam os cabelos, esse mito é tão difundido que ele até se tornou apelo de vendas para vários shampoos.
Antes de mais nada, vamos definir que o sal aqui apresentado é o Cloreto de Sódio, aquele o mesmo que colocamos nas batatas fritas também podem estar nos nossos shampoos!
Quimicamente falando…
O cloreto de sódio é uma combinação de dois elementos básicos: sódio (Na) e cloro (Cl). Separadamente, estes dois compostos têm uma tendência a serem … bem dramáticos. Em sua forma pura, o sódio reage explosivamente com a água produzindo hidróxido de sódio também conhecida com soda caustica e gás de hidrogênio, que é altamente altamente inflamável! Já o gás cloro foi usado como arma química na Primeira Guerra Mundial, causando várias mortes…
Calma!
Não precisa jogar todo o sal de casa por conta disso (Apesar que reduzir o sal é sempre bom…)! Tanto o sódio quanto o cloro, quando combinados, se acalmam porque existe uma força de atração entre os ions Na e Cl, eles vão trocar elétrons para formar uma ligação iônica. Formando o cloreto de sódio (NaCl) e neutralizando suas cargas.
Qual a função do sal no shampoo?
O que o sal está fazendo no shampoo? O cloreto de sódio é comumente usado como um espessante, dando viscosidade ao produto e melhorando o manuseio. O shampoo, em termos gerais, é uma solução de tensoativos e outros componentes suspensos numa solução aquosa. O sal comum transforma estas pequenas gotas esféricas, chamados de micelas, em estruturas semelhantes a um fio. São estas micelas ligadas que engrossam o nosso shampoo. Outra fator importante é o seu custo e disponibilidade no mercado.
Mas e se colocarmos muito sal no shampoo?
Assim como na alimentação, não é indicado colocar muito sal nos shampoo, porque o efeito de espessamento se reverte, quebrando a sua estrutura viscosa, fazendo com que a solução fique aguada. Os químicos chamam essa a curva de solubilidade.
O ingrediente multi função
Mas o cloreto de sódio não está presente somente nos produtos para cabelo, o sal tem muitas outras funções também.
Nos sprays capilares, à base de água salinizada dá textura e potencializa as ondas naturais dos fios, fazendo parecer que você acabou de dar um mergulho no mar e secou os fios ao vento.
Em sais de banho, os cristais de sal são usados como conservante e esfoliante, removendo as células mortas da pele.
E voltando a pergunta do início qual é melhor, shampoo com sal ou sem sal?
O sal no shampoo tem uma função muito específica, ele dará viscosidade ao preparado, por não ter cargas, a possibilidade de adesão ao fio é mínima, portanto o mito que o shampoo com sal resseca dos fios do cabelo, não é verídico!
O que faz o shampoo ser efetivo e satisfatório é a sua composição e aplicação, a presença ou não do sal está mais relacionado ao marketing do produto.
De olho no rótulo
Você usa algum cosmético com sal na composição? Coloque nos comentários e diga por que você acha que está lá!
Quer saber sobre algum outro ingrediente cosmético? Coloque nos comentários ou na nossa fanpage do Facebook
O próximo ingrediente aqui, pode ser o que você pediu!
Chris, eu tenho uma pergunta: pode usar em criança xampu com sal de adulto?
O shampoo de adulto possui tensoativos que possuem alto poder de limpeza, enquanto os shampoo infantis possuem componentes mais suaves a maioria dos e não causam irritação aos olhos.
Outra coisa o pH dos shampoos infantis está entre 7,0 – 8,0, enquanto um shampoo para adultos geralmente está na faixa de 5,0 – 5,5.
Chris, tudo bem?
Eu uso shampoo sem sal e meu cabelo é oleoso. Isso faz diferença?
Oi Monise,
O sal (aplicado ou não) não faz diferença na performance final do shampoo, se o que você está usando atualmente está deixando um aspecto oleoso indesejável, recomendo a troca da marca.
Beijos