Verão, diversão ou pesadelo?
Desde o lançamento do clip “Vai Malandra” de Anitta, suas celulites se tornaram assunto nacional!
“Mas como assim? Ela é rica, tem os melhores especialistas à sua disposição e ainda tem celulite?” Em tempos de redes sociais que nos mostram corpos perfeitos (com doses cavalares de photoshop) mostrar algo real, nos causa estranhamento. Mas tenha em mente que:
A celulite está para a mulher assim como a calvície está para o homem!
E a resposta está nos hormônios, principalmente no estrogênio,
Estrogênio, o hormônio da feminilidade!
O Estrogênio é um dos principais hormônios femininos, uma vez que é responsável por uma série de funções que dizem respeito único e exclusivamente às mulheres. É o nome genérico para designar os hormônios naturais Estradiol (envolvido na menstruação), Estriol, Estrona e Androstenediona (envolvido na menopausa), que são produzidos pelos folículos ovarianos maduros. Sua produção inicia-se a partir da adolescência, quando passa a ter importante função no ciclo menstrual, sendo responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários femininos indo até a menopausa.
Funções do Estrogênio
O estrogênio faz as células aumentarem de quantidade em determinadas áreas do corpo, como a musculatura do útero, onde a mesma chega a triplicar de tamanho. Também aumenta a vagina e o desenvolvimento dos lábios vaginais, fazendo a púbis se cobrir de pelos, os quadris alargarem e o estreito pélvico ter a forma ovoide, bem diferente dos homens.
Além disso estimula o desenvolvimento das mamas (seios) e o aumento de seus elementos glandulares, fazendo com que o tecido adiposo se concentre nos quadris e coxas, dando-lhes as formas arredondadas típicas do sexo feminino. O estrogênio também estimula o crescimento dos ossos mais rapidamente nas meninas logo após a puberdade, fazendo-as crescer mais rápido do que os meninos. Além disso, o estrogênio estimula o crescimento do miométrio uterino que durante a gestação vai preparando o corpo feminino para o parto, causando o relaxamento dos ligamentos pélvicos para melhor acomodar o útero em expansão.
O causa a falta de Estrogênio na mulher
Como você deve ter percebido, o estrogênio é o principal responsável pela estrutura física das mulheres, sua textura de pele, brilho e distribuição de proteínas.
A falta desse hormônio, além de diminuir o brilho da pele, também faz uma redistribuição da gordura para outras áreas do corpo, como quadris e coxas entre outras, causando o surgimento da celulite. Sua falta também causa a secura vaginal, transformando as relações sexuais algo desagradável e doloroso, afetando a vida sexual do casal.
O estrogênio também está relacionado ao equilíbrio das gorduras no sangue, colesterol e hdl-colesterol. Alguns estudos mostraram que mulheres na menopausa, estão mais propensas a ataques cardíacos e doenças cárdio-vasculares do que as que ainda estão em plena atividade sexual.
Ele também é responsável pela fixação de cálcio nos ossos, fato que ocorre logo após a menopausa, quando a falta do estrogênio, ocasiona o aparecimento da osteoporose que está associada à fraturas e perca da qualidade de vida das mulheres.
Outras consequências que ocorrem na mulher pela falta do estrogênio são:
- Ondas de calor ou fogachos típicos da menopausa
- Ressecamento vaginal
- Redução da libido sexual
- Insônia, irritabilidade e depressão
- Dores de cabeça
- Palpitações cardíacas
- Diminuição do desejo sexual
- Redução da atenção e da memória
A carência de estrogênio ainda pode provocar osteoporose, uma vez que contribui com a fixação do cálcio nos ossos.
Estrogênio e Celulite
Os efeitos dos hormônios em nosso organismo não dependem só de suas concentrações plasmáticas no sangue, como também da sensibilidade dos nossos receptores bem como um equilíbrio hormonal entre eles.
A pílula anticoncepcional, por exemplo, é um dos desencadeadores por conter os hormônios estrogênio e progesterona, que provocam alterações no metabolismo e promovem a retenção de líquidos, estimulando ou agravando as celulites.
Mesmo pequenos distúrbios dessa complexa relação entre os hormônios, sempre resultam em piora da celulite. Porém, se você tem celulite, não significa que tenha desequilíbrio hormonal, porque, mesmo os hormônios femininos perfeitamente equilibrados, podem provocar celulite, quase como uma característica feminina secundária, triste, mas é a realidade meninas.
O mito da beleza
Se a celulite é um fator intrínseco as mulheres porque a celulite da Anitta (e a nossa) nos incomoda tanto a ponto de abrirmos mão de roupas, passeios e viver uma vida plena? A resposta pode estar na construção de um mito de beleza inalcançável!
A escritora Naomi Wolf escreveu um livro chamado: O Mito da Beleza – Como as imagens de beleza são usadas contras as mulheres.
O livro, mesmo sendo de 1991 ainda se mostra muito atual, quando fala que a beleza aprisiona mulheres. As mulheres têm padrões impostos de beleza, que geralmente são criados por homens. Por que os homens não têm esses padrões tão fortes, por que eles também não são pressionados a não envelhecer e a não engordar?
Cada celulite, cada estria, cada pneuzinho são cicatrizes de alguma etapa da sua vida. Não se prive de curtir a praia por não ter o corpo considerado dentro do aceitável (aceitável pra quem afinal?).