Vermelhos por mais tempo
Somente 2% da população mundial é naturalmente ruiva, a maior concentração fica na Europa Ocidental onde abriga mais ruivos do que em qualquer outro lugar do mundo. A Escócia detém o mais alto ranking, com uma população aproximada de 13% ruiva, seguido pela Irlanda com 10%.
O Brasil segue a faixa mundial com entre 1 a 2% de sua população ruiva. Atualmente a ruiva mais conhecida do país é a belíssima atriz Marina Ruy Barbosa.
A sorte dela que o cabelo é natural, mas se você não faz parte dos 2% da população e acha que os tons avermelhados para os cabelos lindos, saiba que os tons avermelhados vão continuar na moda por muito tempo ainda!
Mas cabelo avermelhado é lindo, mas causa sempre algumas insatisfações e a principal é o desbotamento rápido, e sempre fica essa questão, com a evolução constante da tecnologia cosmética por será que é tão complicado fazer um pigmento vermelho com maior fixação? Ainda mais em tempos de nanotecnologia.
Antes de falar sobre a química das tintas para o cabelo, vale a pena dar uma menção em primeiro lugar as moléculas que causam o nosso cabelo para ser colorido. Estes são pigmentos chamados melaninas, dos quais existem dois tipos: eumelanina e feomelanina. Eumelanin faz os tons que vão do marrom ao preto, enquanto feomelanina dá cores na faixa de loiro para vermelho.
O cabelo mais escuro, portanto, contém mais eumelanina; Geralmente, eumelanina é muitas vezes o mais abundante dos dois tipos, embora o cabelo vermelho contém principalmente feomelanina. Diferentes cores de cabelo são apenas a consequência de diferentes soma em concentrações desses dois pigmentos, e cabelo loiro é muitas vezes resultado de uma baixa concentração de melanina em geral. Mas a coloração vermelha é muito difícil de permanecer nos cabelos e é basicamente por três razões:
1 – Poucas opções seguras
Os pigmentos intermediários (as pequenas moléculas incolores que penetram no interior do cabelo para em seguida, reagir e para formar polímeros maiores coloridos) são datados de 150 anos atrás, e por mais que tentar achar algo para substituir, ainda não se encontrou nada que pudesse substituir com a mesma perfomance. Isso significa que há poucos produtos químicos disponíveis para usar.
2 – Degradação do pigmento
Os polímeros que criam os tons de vermelho são mais facilmente degradados pela radiação UV e outras formas de oxidação. Uma vez que são oxidados, ocorrem as mudanças de cor e eles são mais facilmente removidos do cabelo.
3 – Tamanho importa
Está correto pensar o que tamanho da molécula interfere na coloração, mas muita gente acha que a moléculas do pigmento vermelho são grandes, mas o problema é o inverso, é que eles são pequenos e isso faz com que eles sejam facilmente removidos pela água, ainda mais se a pessoa lava o cabelo diariamente, porque os shampoos retiram mais ainda a coloração.
Mas não desista dos vermelhos!
É uma cor com nuances lindas, vai necessitar de maiores cuidados? Vai! Vai necessitar de mais manutenção? Sim! Mas vale muito a pena, além disso existem alguns truques para deixar a cor mais vibrante:
- Lave os cabelos 3 vezes por semana, a redução das lavagens irá manter a cor por mais tempo, se seu cabelo for muito oleoso intercale com o shampoo seco.
- 10 minutos antes de lavar os cabelos aplique óleo de coco.
- Controle a temperatura da água: Lave os cabelos com água morna e enxague com água fria.
- Evita piscina com água clorada.
- Use cremes protetor de cor e leave in: combinados eles selam, protegem e dão brilho aos fios.
- Diminua o uso de secadores e chapinhas: Lave os cabelos e deixe secar naturamente, use chapinhas para modelação, isso manterá a cor mais intensa.
- Retoque a cor a cada 45 dias.
Uma coisa importante para se comentar é que nem sempre o vermelho ficará do jeito que você deseja desde a primeira aplicação, ao fundo da coloração vai se depositando a medida em que vai se colorindo, na terceira/quarta aplicação a cor estará mais de acordo com o desejado!
Pingback:Existe diferença entre cabelos de crianças e adultos? - Cosmethica
Pingback:Anatomia dos Cosméticos - Shampoo a seco - Cosmethica