Bichectomia, a técnica que está diminuindo a bochecha dos artistas
O que surgiu como uma cirurgia corretiva para quem mordia a bochecha porque tinha o corredor bucal muito estreito – porque o trauma contínuo poderia causar até um câncer! – se tornou uma moda entre celebridades e virou o objetivo de muitas mulheres comuns que querem parece mais magras.
A Bichectomia, procedimento que remove a bola de bichar – que é uma bola de tecido adiposo – evitando o trauma da mordida, tem se popularizado no Brasil graças a artistas e ex-BBBs (como Adélia Soares e Natalia Casassola) que fazem questão de mostrar o antes e o depois, com orgulho da nova face menos bochechuda.
Muitas artistas que a gente achava perfeitas fizeram o mesmo, sabiam?
Angelina Jolie, Jennifer Lopez, Kim Kardashian, Madonna, Megan Fox são exemplos de famosos que fizerem uso do procedimento cirúrgico para reduzir as bochechas e deixar o rosto mais fino.
É coisa para médico ou dentista fazer?
A técnica é realizada por Cirurgiões Dentistas e Cirurgiões Plásticos. A diferença da cirurgia com um cirurgião plástico e com um dentista é que o dentista faz o procedimento em um consultório odontológico, com uma anestesia local, como a usada para uma extração de dente.
A cirurgia é demorada?
O procedimento cirúrgico costuma levar entre 30 a 40 minutos. O cirurgião realiza uma pequena incisão de aproximadamente um centímetro, próxima aos primeiros molares superiores, para se acessar a Bola de Bichat (corpo gorduroso da bochecha). Após a localização do tecido adiposo o mesmo é parcialmente removido e a incisão é fechada com pontos. Os resultados já começam a ser vistos em três semanas, mas o resultado final se mostra após seis meses.
Quais são os riscos?
Os possíveis riscos são o comprometimento do ducto da parótida, canal da glândula salivar, ou dos nervos e artérias faciais.
Apesar de ser uma cirurgia rápida, é um local nobre, próximo a muitas glândulas, nervos e artérias, que são estruturas importantes da face, então há o risco de lesões nessas regiões.
E é importante lembrar que o procedimento é irreversível.
Quanto tempo de recuperação?
O processo é confortável ao paciente que costuma ter um excelente pós-operatório, sem grandes desconfortos, exceto por um inchaço inicial que tende a diminuição após 48 horas.
Cuidados no pós-operatório
No dia seguinte ao procedimento, o paciente já pode retornar ao trabalho, mas deve ficar atento a alguns cuidados. É preciso aplicar uma compressa fria nas primeiras 48 horas após a cirurgia, a alimentação deve ser líquida e pastosa, deve-se evitar tomar sol nas primeiras quatro semanas ou enquanto houver hematomas e o retorno às atividades físicas leves só pode acontecer após duas semanas.
Quanto custa?
A bichectomia custa entre R$ 5 e 7 mil reais, demora cerca de 30 minutos e pode ser feita no consultório, mas alguns médicos preferem um centro cirúrgico com apoio de um médico anestesista, o que aumenta a segurança e os custos.
(com informações de Fernando Buranello, cirurgião dentista, e Carolina Rebouças, cirurgiã plástica)